terça-feira, 30 de agosto de 2011

Campanha de Agosto - EEFMT Dagmar

Seguem algumas fotos da Campanha Educativa e Preventiva realizada na EEFMT Professora Dagmar Ribas Trindade durante o mês de Agosto sobre "Meio Ambiente".

Tema: Poluição Visual

 


































Nossas Matérias

Meio Ambiente

Você já sabe que o meio ambiente está sendo ameaçado por inúmeros fatores resultantes da poluição do ar e da água. O excesso de produção de gás carbônico (CO2) afeta a camada de ozônio resultando em sua destruição e provocando maior inserção de raios ultravioletas que chegam ao planeta Terra de forma a provocar câncer de pele. Por isso, fala-se tanto em utilizar protetores solares todos os dias, mesmo nos dias de chuva ou nublados. A emissão de gás carbônico é resultado em grande parte da fumaça que sai do escapamento dos carros que trafegam aos milhares nas grandes cidades como São Paulo. Sendo assim, é importante o uso de filtro nos escapamentos dos carros para torná-los menos poluentes e também manter o motor do carro sempre regulado.
A utilização de bicicletas por pessoas para ir a lugares próximos a sua casa também seria desejável, por ser menos poluente, econômica e, sobretudo saudável. Você estaria fazendo exercícios físicos e de uma forma muito agradável. Você pode andar de bicicleta nos diversos parques que existem no nosso município.
Outras medidas também podem ser realizadas para ajudar a preservar o meio ambiente, como por exemplo, plantar uma árvore em frente à sua casa. Você sabia que quando alguém planta uma árvore em frente a sua casa os vizinhos tendem a fazer o mesmo. Já pensou como seria bom poder subir em uma árvore? Se esta árvore pudesse ser frutífera você ainda poderia colher seus frutos. Qual fruta você mais gosta? Além do mais as árvores também nos oferecem sua sombra. Já experimentou ler um livro debaixo de uma árvore ou escrever no seu diário? Manter hábitos saudáveis de alimentação, atividades físicas e o aprendizado também são importantes para preservação do meio ambiente. Quando alcançamos a qualidade de vida estamos ajudando a preservar o meio ambiente e cuidando do planeta de forma sustentável.


Equipe de Psicopedagogia da EEFMT Professora Maria Theodora Pedreira de Freitas
Eliane Bisan Alves
Marly Hiromi A . F. Sportore

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Nossas Matérias

ALGUMAS DOENÇAS CAUSADAS PELA POLUIÇÃO

PRINCIPAIS DOENÇAS CAUSADAS PELA POLUIÇÃO DO AR

A poluição atmosférica caracteriza-se basicamente pela presença de gases tóxicos e partículas sólidas no ar. As principais causas desse fenômeno são: a eliminação de resíduos por certos tipos de indústrias (siderúrgicas, petroquímicas, de cimento, etc.) e a queima de carvão e petróleo em usinas, automóveis e sistemas de aquecimento doméstico.
Sinusite alérgica: é uma doença com base inflamatória e/ou infecciosa que acomete as cavidades existentes ao redor do nariz.
Asma: doença pulmonar caracterizada pela inflamação crônica das vias áreas, causando dificuldade respiratória.
Rinite Alérgica: é uma inflamação das mucosas nasais e pode ser considerada uma reação exagerada a fatores ou substâncias, geralmente não muito nocivos. No entanto para pessoas alérgicas, o organismo interpreta tais fatores ou substâncias como agressores. A rinite alérgica é uma doença imunológica, com grande participação genética, não contagiosa e bastante comum: cerca de uma em cada sete pessoas sofrem com esse mal, em diversos graus.
Conjuntivite Alérgica: é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular e o interior das pálpebras. O branco do olho (esclera) é coberto por uma película fina chamada conjuntiva, que produz muco para cobrir e lubrificar o olho. Normalmente, possui pequenos vasos sangüíneos em seu interior, que podem ser vistos através de uma observação mais rigorosa. Quando a conjuntiva se irrita ou inflama, os vasos sangüíneos que a abastecem alargam-se e tornam-se muito mais proeminentes, causando então a vermelhidão do olho.
Otite Média: é uma infecção por bactérias ou vírus, que provoca inflamação e/ou obstrução e que se não for tratada pode levar à perda total da audição. Costuma ocorrer durante ou logo após gripes, resfriados, infecções na garganta ou infecções respiratórias.

PRINCIPAIS DOENÇAS CAUSADAS PELA POLUIÇÃO DO SOLO

Metais pesados, pesticidas, solventes e outros produtos químicos sintéticos, chumbo e derrames de petróleo são alguns dos contaminantes comuns que levam a poluição do solo. A poluição do solo altera seu ambiente natural, matando microorganismos benéficos, e criando um ambiente com solo patogênico. Doenças causadas por poluição do solo são transmitidas através do contato direto com o solo contaminado; ao inalar contaminantes do ar; da água de escoamento ou a partir de plantas cultivadas em solo contaminado.
Câncer: solo contaminado com pesticidas, benzeno, cromo e herbicidas são substâncias cancerígenas que podem causar todos os tipos de câncer. A longo prazo, a exposição ao benzeno é responsável por ciclos menstruais irregulares em mulheres com leucemia e anemia. Um alto nível de exposição ao benzeno é fatal. O benzeno é um produto químico líquido encontrado no óleo cru, gasolina e fumaça de cigarro. Ele é usado na síntese química e interfere com a função celular, diminuindo a produção de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e anticorpos, comprometendo a imunidade do organismo.
Tétano: essa doença é produzida por uma bactéria, o bacilo do tétano (Clostridium tetani), e caracteriza-se por contrações e espasmos dos músculos do rosto, da nuca, da parede do abdome e dos membros. Esses espasmos são consequência da ação da toxina produzida pelo bacilo sobre o sistema nervoso. O bacilo do tétano pode ser encontrado sob a forma de esporo (uma forma resistente do micróbio) nos mais variados ambientes: poeira, pregos enferrujados, latas, água suja, galhos, espinhos e no solo, principalmente quando tratado com adubo animal, pois esse bacilo está presente nas fezes dos animais domésticos e do homem. A profilaxia do tétano depende, portanto, da melhoria do padrão de vida das camadas mais pobres da população. Depende também da eficiência dos programas de vacinação. A vacina contra o tétano está associada às da difteria e da coqueluche (vacina tríplice). Se o indivíduo não tiver sido vacinado, deve-se usar soro antitetânico e antibiótico, prescrito pelo médico. Posteriormente será aplicada a vacina.
Malária: é uma doença causada por um parasita denominado Plasmodium que é transmitido através da picada do mosquito Anopheles. Essa doença é considerada infecciosa. Esse parasita começa atacando o fígado e depois o sangue, causando a destruição dos glóbulos vermelhos que são responsáveis pelo “trajeto” dos nutrientes, fazendo com que as pessoas fiquem anêmicas.
Ancilostomose (amarelão): os agentes infecciosos responsáveis pela doença pertencem a duas espécies: Necator americanus e Ancylostoma duodenale. Esses dois parasitas eliminam ovos nas fezes. Lançados no meio ambiente juntamente com as fezes, mais tarde eclodem e liberam as larvas. Essas larvas crescem na terra úmida e quente e penetram pela pele do indivíduo. Mais raramente, podem ser engolidas. Os vermes fixam-se na mucosa do intestino por meio de estruturas especiais semelhantes a dentes, provocando lesões na mucosa. Devido ao hábito de se alimentar de sangue, é comum causarem anemia no hospedeiro. Por isso, a ancilostomíase é também conhecida de “amarelão”. O uso de calçados e cuidados higiênicos, com utilização de instalações sanitárias adequadas, constitui as melhores formas de profilaxia da ancilostomose.

PRINCIPAIS DOENÇAS CAUSADAS PELA POLUIÇÃO DA ÁGUA

A poluição da água é causada pelo acúmulo de substâncias indesejáveis, nocivas e tóxicas nos rios, lagos e mares. A água poluída contém microorganismos que leva a intoxicações sérias e pode causar diversas doenças. Por isso, a água que sai das torneiras de nossa casa já deve ser limpa, potável e ainda passar por uma estação de tratamento. A população deve participar de forma coletiva desse processo, mostrando que a água poluída prejudica a vida das pessoas, dos animais e das plantas, enfim de todas as formas de vida existentes no planeta.
Muitas vezes a água contaminada por vírus e bactérias pode apresentar aspecto transparente e límpido, ou seja, não é visível a olho nu, por isso, temos que ter o cuidado de ferver ou filtrar. O despejo de esgotos residenciais, industriais e hospitalares diretamente nos rios, lagos e mares, aumenta a quantidade de matéria orgânica (coliformes fecais) na água.
Disenteria: é o nome de uma doença grave que afeta o cólon, ou intestino grosso. Há uma inflamação do cólon, com diarréia acompanhada de dores. Nas fezes se encontram sangue e muco. Em certos casos, pode haver febre e delírio. As duas espécies mais comuns de disenteria são a amebiana e a bacilar.
Amebíase: é uma forma de disenteria provocada por um organismo microscópico chamado ameba. Uma das formas de transmissão se faz pela água contaminada com as fezes de indivíduo doente.
Cólera: é uma doença que provoca: vômitos, diarréia e desidratação. É causado por uma bactéria chamada vibrião colérico. Não se deve confundir esta doença com a raiva. Ela causa cólica e, às vezes, o doente evacua sangue com as fezes. Ela provoca, também, a desidratação e o doente precisa tomar soro.
Leptospirose: é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina do rato. Em situações de enchentes e inundações, a urina dos ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama das enchentes. Qualquer pessoa que tiver contato com a água ou lama contaminada poderá se infectar. A Leptospira penetra no corpo pela pele, principalmente se houver algum ferimento ou arranhão. Na época de seca, oferecem riscos à saúde humana o contato com água ou lama de esgoto, lagoas ou rios contaminados e terrenos baldios onde existem ratos. Portanto, deve-se evitar o contato com esses ambientes.
Hepatite: é uma inflamação no fígado que pode ser provocada por vários tipos de vírus. Os sintomas são parecidos com os da gripe e há também icterícia (coloração amarelada da pele causada pelo depósito de uma substância produzida pelo fígado). A pessoa precisa ficar em repouso e seguir as orientações médicas. Algumas formas de hepatite são transmitidas por água e alimentos contaminados por fezes (Tipo A e E). Outros tipos são transmitidos por transfusão de sangue (B e C), ou por relações sexuais.
Dengue: é uma virose transmitida por um tipo de mosquito (Aedes aegypti) que pica apenas durante o dia, ao contrário do mosquito comum (Culex), que pica à noite. A infecção pode ser causada por qualquer um dos quatro tipos (1, 2, 3 e 4) do vírus da dengue, que produzem as mesmas manifestações. Em geral, o início é súbito com febre alta, dor de cabeça e muita dor no corpo. É comum a sensação de intenso cansaço, a falta de apetite, e por vezes, náuseas e vômitos. Podem aparecer manchas vermelhas na pele, parecidas com as do sarampo ou da rubéola, e prurido (coceira) no corpo. Pode ocorrer, às vezes, algum tipo de sangramento (em geral no nariz ou nas gengivas). A dengue não é transmitida diretamente de uma pessoa para outra.

Fonte de pesquisa:
http://aguapoluida.blogspot.com
http://meioambienteemalerta.blogspot.com
http://www.suapesquisa.com
http://www.abcdasaude.com.br
http://www.portalsaofrancisco.com.br

Equipe de Enfermagem EEFMT Professora Dagmar Ribas Trindade
Patrícia Martins de Mendonça (COREN: 021774)

Perguntas e Respostas - Bloco 3

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Campanha de Agosto nas Unidades Escolares

Seguem algumas fotos da Campanha Educativa e Preventiva realizada nas Unidades Escolares mantidas pela FIEB durante o mês de Agosto sobre "Meio Ambiente".