terça-feira, 17 de janeiro de 2012

'Bombas' calóricas da praia podem acabar com a boa forma no verão

Lula frita, batida, cerveja e cachorro-quente podem ter juntos até 2 mil kcal.
Ideal é levar isopor com alimentos saudáveis e se hidratar o tempo todo.

 

Quiosque na praia de Trindade (RJ)
(Foto: Carolina Lauriano/G1)

Praia é lugar de diversão, banho de mar e de sol. Mas é também uma armadilha para quem quer manter a silhueta enxuta no verão. Isso porque, segundo os nutricionistas, ao passar o dia todo em atividades no calor, as pessoas sentem mais fome e perdem a conta do que ingerem.
Por exemplo, uma pequena porção de lula à milanesa (com cinco unidades), um copo de batida de frutas com leite condensado, um cachorro-quente com mostarda, catchup e maionese e uma lata de cerveja podem ter juntos até duas mil calorias -- ou seja, a quantidade média recomendada para um adulto em um dia inteiro.



Alimento e porção Valor calórico (em kcal)
X-picanha com queijo, bacon, ovo frito e maionese 1.090
Lula à milanesa - 5 unidades 730
Cachorro-quente com mostarda, ketchup e maionese - 1 unidade média 610
Batida de frutas com leite condensado - 1 copo (200 ml) 505
X-burguer com maionese 430
Batata frita - 1 pires 420
Pastel sabor pizza - 1 unidade média (120 g) 370
Tapioca de queijo - 1 unidade 365
Açaí com 1 banana e 1 colher de sopa de granola 355
Churros com doce de leite - 1 unidade média 320
Caipirinha de cachaça com açúcar - 1 copo (200 ml)
300
Acarajé - 1 unidade 280
Sanduíche natural (dois pães integrais, queijo, peito de peru, alface, tomate e cenoura) 260
Picolé de chocolate com crosta de chocolate ou de casquinha industrializado 250
Empada - 1 unidade (50 g) 235
Biscoito de polvilho - ½ pacote (50 g) 230
Casquinha de siri - 1 unidade 210
Esfiha aberta de carne - 1 unidade (80 g) 205
Espetinho de queijo coalho - 1 unidade média 200
Milho verde cozido com manteiga - 1 unidade 200
Caldo de cana - 1 copo (240 ml) 200
Bolinho de bacalhau - 1 unidade (60 g) 170
Cerveja - 1 lata (355 ml) 155
Risole de queijo - 1 unidade (35 g) 150
Raspadinha - 1 copo (200 ml) 150
Cocada branca - 1 unidade média (50 g) 140
Sorvete de flocos - 1 bola 120
Camarão frito - 5 unidades médias 115
Manjuba frita - 1 unidade 75
Picolé de frutas 60
Água de coco - 1 unidade (240 ml) 60

Para não cair em tentação e ter que trocar o biquíni pelo maiô ou a sunga pelo calção na tentativa de esconder o corpo, a nutricionista Rosana Raele, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, diz que o ideal é levar uma lancheira ou isopor para a praia, com itens preparados por você mesmo.
"Essa embalagem pode conter frutas picadas (como maçã, pera e banana) ou salada de frutas, sanduíche natural – de preferência com pão integral e frango desfiado, atum ou queijo branco e peito de peru –, cookies e palitinhos integrais", enumera.
Uma boa dica para que a fruta não oxide e fique escura é pôr suco de laranja no potinho, ensina Rosana. Ela também destaca a importância de se hidratar bem, pois, ao suar no calor, as pessoas perdem mais líquido. Água de coco, sucos naturais e picolés de fruta são uma boa pedida, pois repõem a água e são de fácil digestão.

Cuidado com as crianças
Segundo a pediatra Ana Escobar, do Instituto da Criança, quem tem filho pequeno deve redobrar os cuidados com a hidratação, principalmente se ele ficar muito tempo debaixo do sol brincando ou fazendo exercícios.
"O líquido eliminado na transpiração contém água e sais minerais, como cloro e sódio. Para repor essas substâncias, é bom tomar um copo de suco de frutas intercalado com um copo de água. Isotônicos também ajudam", recomenda a médica.

Compras na areia

Para quem prefere comprar algo na praia mesmo, a nutricionista pede atenção com alimentos vendidos em quiosques e barracas, que devem apresentar um padrão mínimo de higiene.
“Os funcionários precisam ter unhas curtas, cabelos presos e roupas limpas”, cita Rosana.
Se a bebida levar gelo, é preciso verificar se ele já vem em cubos. “Gelo em barra pode não ser feito com água filtrada”, alerta.
Além disso, a nutricionista pede cuidado com o consumo de bebidas alcoólicas, que aumentam a frequência de idas ao banheiro (com maior risco de desidratação) e o índice de afogamentos.

Alimentos a evitar
Queijos gordurosos, presunto e maionese devem passar longe da dieta na praia, não só porque são calóricos, mas também por dificultarem a digestão.
No caso da maionese e de molhos como o creme tártaro, há um perigo ainda maior: de salmonela, bactéria encontrada em ovos, leite e carnes de frango, pato ou peru. Esse micro-organismo pode causar diarreia, vômitos, desidratação e até levar à morte.
Trocas inteligentes, portanto, são sempre bem-vindas. Isso inclui tirar a manteiga do milho, o leite condensado da batida, a fritura do peixe e por aí vai.
Outros alimentos a serem evitados, para Ana Escobar, incluem as gorduras contidas em churros, linguicinha de porco, camarão e frutos-do-mar -- cujo cuidado deve ser redobrado para prevenir problemas como intoxicação alimentar.
"Para quem gosta de comer e já entrar no mar, um alerta: exercícios após a ingestão de alimentos prejudicam a digestão, porque nesse período o sangue fica concentrado no estômago. Se a pessoa nada ou se movimenta muito, ele se desloca para os músculos e há risco de congestão e vômito", explica a pediatra.

Praia lotada em Santos, litoral sul de São Paulo, na segunda-feira (2) (Foto: Maurício de Souza/AE) 

10 dicas de alimentação
 

1 – Não pule nenhuma refeição
2 – Tome café da manhã
3 – Fracione a dieta de 3h em 3h
4 – Consuma de 3 a 5 frutas por dia
5 – Faça pratos coloridos no almoço e no jantar
6 – Evite frituras, doces e salgadinhos
7 – Priorize os carboidratos integrais
8 – Coma devagar e mastigue bem os alimentos
9 – Escolha direito o que comer e prefira comida de verdade a lanches
10 – Tenha foco no seu objetivo

 

Praia x pele


"O líquido perdido na transpiração contém água e sais minerais, como cloro e sódio. Para repor essas substâncias, é bom tomar um copo de suco de frutas intercalado com um copo de água"
Ana Escobar - Pediatra

O açúcar é o alimento que mais favorece a acne, por isso o churros é o pior de todos para a pele no verão, segundo a dermatologista Márcia Purceli, do Albert Einstein.
"Além disso, o sol pode melhorar as espinhas no começo, porque tem ação anti-inflamatória, mas depois vem o efeito rebote: a pele produz mais oleosidade, e o problema piora", ressalta.
A médica lembra, ainda, que é fundamental tomar cuidado com os raios ultravioleta e usar filtro com fator de proteção solar (FPS) 15, no mínimo. Quanto mais nova for a criança, maior deve ser o bloqueio (pelo menos, FPS 40).
“Há produtos infantis específicos, que provocam menos alergia. O protetor deve ser aplicado entre meia hora e uma hora do horário de chegada à praia”, diz a pediatra Ana Escobar. Também é importante repassá-lo a cada duas ou três horas, e imediatamente após sair do mar.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

20 dicas para acabar com o tédio das férias

Não aguenta mais olhar para o teto do seu quarto? Veja abaixo várias dicas para o tempo passar mais rápido até as aulas voltarem! 

Redação iG Jovem | 10/01/2012 08:00



1 - Leia um livro
Uma boa leitura é o que não falta nas férias. Para relaxar durante um dia chuvoso, nada melhor que mergulhar de cabeça numa história. Vale variar dos clássicos aos últimos lançamentos infantojuvenis. Veja aqui 11 dicas de livros para ler nas férias.

2 - Comece um esporte
Ficar sentado o dia inteiro contando azulejo só vai alimentar mais ainda o tédio. Aproveite o verão para escolher um novo esporte para praticas. Modalidades ao ar livre são as mais indicadas neste período. Se você é do time dos aventureiros, vale conhecer alguns esportes novos na nossa seção Radicais.


3 - Faça uma tarde de DVDs com os amigos
Com certeza você tem outros amigos que também estão de bobeira em casa. Escolha os melhores lançamentos da sua locadora, capriche na pipoca e convide todos para uma tarde de bons filmes na sala de casa.



4 - Organize um passeio para tirar fotos da cidade
Essa é para quem tem uma veia artística. Escolha um lugar que você mais gosta e pratique suas habilidades como fotógrafo. Depois disso, organize uma galeria nas redes sociais para mostrar o resultado do trabalho para seus amigos.

5 - Aproveite os lançamentos do cinema
Essa é a hora para ver os melhores filmes que estão em cartaz. Geralmente, os estúdios liberam lançamentos para esta época do ano, ainda mais com o Oscar chegando perto. Veja aqui alguns lançamentos de 2012 para ter algumas ideias.



6 - Dê um mergulho
Para esfriar a cabeça não tem coisa melhor! Se no seu prédio não tem piscina ou você não mora no litoral, procure clubes e balneários mais pertos de casa. Em alguns deles é possível pagar pelo uso da piscina por um dia. Mas atenção para nossas dicas de cuidados com o corpo durante o verão.


7 - Descubra bandas novas
Aproveite as listas de final de ano para conhecer artistas legais que lançaram discos recentemente. As opções são infinitas: Adele, Foo Fighters, Restart, Florence And The Machine, Paula Fernandes. É só escolher qual tem mais a ver com seu estilo!


8 - Conheça lugares novos em sua cidade
Para fugir daquele passeio no shopping que você não aguenta mais, fique de olho na programação de sua cidade. Vá a museus, galerias e restaurantes novos. Uma bela caminhada no parque também pode render um pic-nic divertido com os amigos.


9 - Faça uma tarde de beleza
O calor do verão pode ser um pesadelo para a pele e o cabelo. Em casa mesmo você consegue fazer receitinhas com as amigas para dar um tapa no visual. Vale tudo: esfoliação, hidratação dos fios, depilação... Tem que ser criativa!



10 - Pedale pela cidade
Esqueça carona da mãe, metrô ou taxi. Um jeito legal de conhecer lugares novos é andando de bicicleta. Além, é claro, de ser um bom exercício - e mais divertido ainda com um grupo de amigos!

11 - Dê um tapa no visual
Não aguenta mais olhar pra sua franja? Marque já um horário no salão e comece o ano com tudo. Para chegar na aula arrasando, veja algumas dicas de beleza do iGirl.


12 - Faça aquela faxina no quarto!
Começo do ano dá aquela sensação boa de recomeço. É a hora perfeita para jogar fora as revistas velhas, papeis que você não usa mais e aqueles materiais da escola que já estão fazendo aniversário na escrivaninha. Lembre bem de separar o que é reciclável e seja amigo do meio ambiente.


13 - Tire o atraso das séries
Passou o ano e você não conseguiu terminar de ver os episódios de sua série favorita? Agora é a hora! Cheque a programação de reprises de seu canal favorito e se jogue! Dicas: “Glee”, “The Big Bang Theory”, “Gossip Girl” e outras entraram em hiato para o final de ano e só retornam ao Brasil no final de janeiro.


14 - Bate-e-volta para a praia!
Mas muita calma! Só se os pais liberarem. Se essa for sua primeira viagem apenas com os amigos, fique atento às dicas aqui do iG Jovem. Tem que planejar bastante, checar a previsão meteorológica e preparar bem a mala antes de cair na estrada!


15 - Festinha em casa com os amigos \o/
Arraste o sofá da sala e faça uma playlist com suas músicas favoritas! O clássico “meninas levam comida, meninos levam refrigerante e suco” não falha nunca. Mas claro que é preciso pedir autorização dos pais primeiro. Você não quer causar confusão logo no começo do ano antes das aulas começarem.



16 - Aproveite a programação dos centros culturais
Janeiro é temporada de boas exposições e cursos para quem está de férias escolares. Existem opções para todos os gostos: moda, música, cinema, gastronomia, línguas e até decoração. Veja aqui vários programas para as férias de verão.

17 - Prepare-se para as aulas
Nada como chegar à escola em fevereiro com tudo novinho em folha. Tire um dia para ir com seus pais à papelaria e escolha os materiais que você vai usar na escola neste ano letivo.

18 - Teste uma receita
Bateu aquela fome à tarde? Existem várias opções de receitas bem simples de se fazer em casa para fugir do miojo que você não aguenta mais comer. Que tal tentar fazer um penne com pomodoro ou um delicioso sanduiche de peito de peru? Também vale apostar nos lanches naturais com substituições inteligentes.

19 - Faça bicos pela vizinhança
Está aí um bom jeito de aproveitar o tempo livre e ganhar uma graninha para ajudar com o dinheiro do cinema ou daquele gadget novo que você quer comprar. Veja aqui algumas dicas de especialistas para você juntar dinheiro e realizar um sonho de consumo!

20 - Tire os jogos de tabuleiro do armário
Isso pode render horas e mais horas de boas risadas com os amigos. Resgate as caixas de “War”, “Jogo da Vida”, “Imagem e Ação”, “Banco Imobiliário” e se jogue!



Reprodução: iG Jovem