sexta-feira, 25 de maio de 2012

Nossas matérias


DIA MUNDIAL SEM TABACO – 19 DE MAIO

Segundo a Organização Mundial de Saúde, mais de cinco milhões de pessoas vão morrer de ataque cardíaco e das demais doenças relacionadas ao tabaco como: derrame, câncer e doenças pulmonares.
No cigarro estão presentes várias substâncias prejudiciais à saúde, entre elas:
Monóxido de carbono: não permite que a quantidade adequada de oxigênio alcance os tecidos e órgãos;
Nicotina: dificulta a circulação de sangue no organismo. É a substância responsável pela dependência química do cigarro;
Alcatrão: pode provocar o aparecimento de câncer.
Quais os perigos que a fumaça do cigarro representa para a saúde bucal?
O uso crônico de tabaco é considerado um fator de risco para uma série de doenças orais. O consumo de cigarros, charutos ou produtos de tabaco mascado pode causar prejuízos à saúde bucal.
Entre os principais danos à boca causados pelo fumo estão o câncer bucal, a doença periodontal e a halitose.
O fumo também causa manchas nos dentes, língua e mucosas, deixando a boca com manchas escuras denominadas melanose do fumante. As defesas do organismo ficam diminuídas, tanto sistêmicas quanto locais, prejudicando a cicatrização de feridas e a osteointegração de implantes dentários.
Halitose - Os produtos da combustão do tabaco são uma das principais causas de mau hálito. Outro agravante é a diminuição do fluxo salivar causada pelas substâncias presentes no tabaco, que diminuindo a “limpeza” fisiológica, aumenta a halitose do paciente.
Doenças periodontais - A principal causa de doença periodontal é o acúmulo de placa bacteriana nas superfícies dos dentes. Pesquisas afirmam que fumantes têm maior acúmulo de placa e que as bactérias nestas placas dos fumantes são mais agressivas, podendo causar formas mais graves de doença periodontal.
Câncer bucal - O Carcinoma espino-celular é o mais comum na boca. O carcinoma é uma neoplasia maligna caracterizada por ulceração de caráter multifatorial de evolução rápida, debilitante e potencialmente fatal.

Mude seus hábitos, faça exercícios físicos e principalmente repense sua real necessidade de continuar fumando!

Fontes:

Equipe de Odontologia ITB Professor Antonio Arantes Filho
Denise Michelazzo Órfão (CRO: 50322)

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Nossas matérias


DIA MUNDIAL SEM TABACO

Uma grande parcela do investimento em marketing feito pela indústria do tabaco é direcionada a atrair crianças e adolescentes. Além de embalagens coloridas e com designs elaborados, a indústria introduziu uma ampla variedade de aromas e sabores atraentes, capazes de mascarar o gosto amargo de todos os produtos derivados do tabaco. Ao torná-los mais atraentes e agradáveis ao paladar ou com maior potencial de causarem dependência, esses aditivos aumentam consequentemente, a possibilidade de causar danos à saúde. Vários estudos indicam que os adolescentes são especialmente vulneráveis a esses efeitos e têm maior probabilidade que os adultos de ficar dependentes do tabaco. Muitos dos aditivos, inclusive o açúcar, ao serem queimados durante o ato de fumar, se transformam em substâncias altamente tóxicas e cancerígenas.
O cigarro deve matar em 2012 quase 6 milhões de pessoas em todo o mundo – dessas, 600 mil são fumantes passivos. O número representa uma morte a cada seis segundos. Até 2030, a estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que 8 milhões de pessoas podem morrer em conseqüência do fumo.
O único objetivo da indústria ao acrescentar sabores e aromas ao tabaco é atrair você.
O fumo pode causar várias alterações, tais como:
  1. REDUÇÃO DE OLFATO E PALADAR – O fumo traz sérias alterações na boca e no nariz: impede que o fumante sinta o real sabor dos alimentos, é prejudicial para a mucosa olfativa, já que seu efeito térmico pode levar a lesões que alteram o olfato.
  2. DOENÇAS GASTROINTESTINAIS – A nicotina no sistema digestivo provoca a diminuição da contração do estômago e provoca irritação. O uso contínuo do cigarro enfraquece o músculo que impede o refluxo, o que aumenta o contato de ácido gástrico com a mucosa esofágica. O tabaco ainda facilita a infecção por bactérias causadoras da úlcera gástrica.
  3. RUGAS E PELE ENVELHECIDA – Além dos dentes amarelados e do mau hálito, a pele tende a envelhecer mais rápido nos fumantes e a ficar manchada.
  4. CÂNCER DE BOCA – O cigarro é produzido por cerca de 4.700 substâncias tóxicas, sendo 60 cancerígenas. Esse emaranhado de elementos nocivos presentes no tabagismo ainda é responsável por diversos outros tipos de câncer, principalmente nas vias aéreas, como laringe, esôfago e pulmão.
  5. PROBLEMAS DE VISÃO – Os fumantes apresentam um risco duas vezes maior de catarata e de duas a três vezes maior de desenvolver a degeneração macular relacionada à idade.
  6. ALTERAÇÃO DAS FUNÇÕES DOS GENES – A exposição à fumaça de cigarro altera a formação das células por conta do comprometimento da função de alguns genes. Essas alterações têm grande influência negativa no sistema imunológico e um forte envolvimento no processo de morte das células e desenvolvimento de câncer.
  7. DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA – Complicação definida pela presença de obstrução progressiva do fluxo aéreo. O impacto da DPOC sobre o indivíduo não se dá somente na limitação física para a execução das atividades da vida diária, mas também nas relações afetivas, conjugais, sexuais, no lazer e no exercício profissional.
  8. DOENÇAS NEUROLÓGICAS – Esclerose Múltipla e Câncer.
  9. INFERTILIDADE EM MULHERES E HOMENS – Mulheres: pode causar antecipação da menopausa, aumento de irregularidades menstruais, alterações hormonais, menos qualidade dos óvulos e embriões e dificuldade de implantação do óvulo. Homens: afeta a formação e diminui a mobilidade dos espermatozóides, piora o potencial de fertilização e aumenta o estresse oxidativo (radicais livres).
  10. PROBLEMAS NO CORAÇÃO – Pressão arterial alta, podendo causar um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
  11. COMPLICAÇÕES NA MATERNIDADE – Abortos espontâneos, nascimentos prematuros, bebês de baixo peso, mortes fetais e de recém-nascidos, complicações com a placenta e episódios de hemorragia. Bebês que convivem diretamente com fumantes têm maiores chances de morrer sem nenhuma causa aparente, a chamada Síndrome da Morte Súbita Infantil.
Faça a escolha certa, viva com SAÚDE!


 Equipe de Odontologia ITB Professor Hércules Alves de Oliveira
Dra. Fabiana Ferreira Nardi (CRO: 76774)
Dra. Paola Batista Artioli (CRO-SP: 76588)
ASB: Daysi Janette Marin (CRO: 16204)

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Nossas matérias


DIA MUNDIAL SEM TABACO


No dia 31 de maio, centenas de países celebram o Dia Mundial Sem Tabaco, criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1987. A data é importante para engajar a Odontologia no combate ao tabagismo, não só pelos prejuízos que o hábito traz para a saúde bucal, mas também porque o cirurgião-dentista, enquanto profissional de saúde, deve alertar para os perigos do que é a principal causa de morte evitável. Além disso, ele pode detectar precocemente casos de câncer bucal, que tem como principal fator de risco o fumo.
Esta luta já tem a adesão da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), que emprega esforços em todo o País na promoção da saúde bucal e no combate às suas ameaças – entre elas, o tabagismo, que dá cabo da vida de mais de 200 mil brasileiros por ano.
O câncer bucal e o tabaco - O câncer bucal já fez, no Brasil, mais de 11 mil vítimas masculinas e cerca de quatro mil entre as mulheres. A doença abrange as neoplasias malignas de cavidade oral – mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua, assoalho da boca e de lábio -, é mais freqüente em pessoas brancas e tem maior incidência no lábio inferior que no superior. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer nas regiões da boca acomete principalmente tabagista.
Combinações perigosas - A ação constante e prolongada de próteses mal adaptadas e de bordas cortantes de dente sobre a mucosa constitui, ao longo dos anos, causas de lesões que podem induzir o desenvolvimento de tumor na boca pela potencialização de outros agentes carcinogênicos que atuam na mucosa, particularmente em indivíduos com hábitos tabagistas. A literatura científica também sugere forte associação entre as várias formas de consumo de tabaco e alta prevalência e severidade de doença periodontal.
Entre outros malefícios provocados na cavidade oral, o fumo destrói as enzimas da saliva que combatem substâncias prejudiciais. Isto torna a saliva uma mistura corrosiva de compostos químicos do tabaco na boca, facilitando o surgimento de células cancerígenas. Quem fuma 30 cigarros/dia já pode apresentar lesão pré-maligna.
Sintomas – O câncer bucal manifesta-se principalmente pelo aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam após alguns dias. Além disso, podem surgir ulcerações superficiais com menos de 2 cm de diâmetro e indolores, sangrando ou não, e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. O estágio avançado da doença caracteriza-se pela dificuldade de falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de caroço no pescoço.
Os métodos terapêuticos aplicáveis ao câncer da boca são cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Em lesões iniciais, segundo o Inca, a cura pode ser obtida em 80% dos casos, evidenciando a importância do diagnóstico precoce.
Campanha permanente – A ação antitabagista é parte da Campanha da Parceria Mundial por Ambientes Livres de Tabaco, e abrangem todas as escolas, clínicas, reuniões, congressos.
A equipe odontológica também vem divulgando entre profissionais e público em geral recomendações para a prevenção do câncer bucal, evitar o fumo, promover higiene oral, ter os dentes tratados e fazer consulta odontológica de controle pelo menos uma vez por semestre.


EEFMT Professora Maria Theodora Pedreira de Freitas
Dra. Andrezza Alais Barrichello Chaves (CRO: 71075)

terça-feira, 22 de maio de 2012

Nossas matérias


                                                Dia Mundial sem Tabaco

O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica gerada pela dependência da nicotina e, por isso, está inserida na Classificação Internacional de Doenças (CID 10) da Organização Mundial da Saúde.
Também é considerado o mais importante fator de risco isolado para cerca de 50 doenças, muitas delas graves e fatais como o câncer, as cardiovasculares, o enfisema, entre outras.
É um problema que aflige também os não-fumantes, que, ao se exporem á fumaça de produtos de tabaco em recintos coletivos (tabagismo passivo), correm o risco de desenvolver câncer, infarto, infecções respiratórias, dentre outros agravos.
Por isso quando ocorrem em ambientes de trabalho, o tabagismo passivo é considerado um risco ocupacional.
O tabaco é a principal causa de morte evitável no mundo. É o único produto que mata quando consumido como orientam seus fabricantes.

Informações importantes:
  • No Brasil 1/3 da população adulta fuma.
  • Mais comum das dependências.
  • 50% dos fumantes morrerão em função do cigarro.
  • 4.000.000 de mortes/ano.
  • Um litro de leite materno pode conter até 1mg de nicotina.
  • Causa 85% de cânceres de pulmão.
  • Causa 30% dos demais tipos de câncer (boca, laringe, esôfago, bexiga, colo de útero, mama).
O ar poluído contém, em média, três vezes mais nicotina, três vezes mais monóxido de carbono, e até cinquenta vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que entra pela boca do fumante depois de passar pelo filtro do cigarro.
Com todas essas informações podemos concluir que o fumante não está apenas se prejudicando, mas causando o risco de provocar nas pessoas que convivem com ele doenças graves que podem ser fatais.
Então que tal pensarmos mais na nossa saúde e das pessoas que estão a nossa volta e tentarmos enxergar todo o prejuízo e desperdício que pode trazer na vida de cada um o vício do tabaco.
O Dia Mundial sem Tabaco pretende gerar reflexões, sugerir as ações necessárias para um efetivo controle do tabagismo e espera que as pessoas se conscientizem do malefício do cigarro e optem sempre pela saúde.

Referências: 


Equipe de Odontologia do ITB Professor Moacyr Domingos Sávio Veronezi
América Cristiane Leal do Nascimento (CRO: 74265)