domingo, 30 de setembro de 2012

Vem aí!!!

Em Outubro falaremos sobre o Dia da Saúde Dentária, celebrado no dia 25.
Aguardem!!!

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Nossas matérias


ADOTE 12 MEDIDAS PARA PROTEGER A SAÚDE DO CORAÇÃO

Mesmo mudanças muito simples fazem o coração bater mais forte

Publicado em 26/9/2010 por Minha Vida

O Ministério da Saúde estima que parte dos óbitos no Brasil são provocados por doenças cardiovasculares, tornando-se uma das causa de morte entre a população brasileira. A doença mata por ano milhões de pessoas no mundo todo, devido às suas complicações como AVC, infarto, entre outras.
A hipertensão arterial e obesidade são consideradas duas das maiores vilãs da saúde do coração. Segundo dados do Ministério, cerca de 30 milhões de brasileiros têm hipertensão e há outros 12 milhões de brasileiros que ainda não sabem que possuem a doença. Quando não controlada, a pressão arterial causa lesões na artéria aorta e provoca a sobrecarga do coração, que fica com o músculo mais rígido, aumenta de tamanho e fica inchado. Já o excesso de peso, principal causador da hipertensão, exige um esforço maior não só do coração, mas também de todo o sistema circulatório, sendo a principal causa do aumento da pressão e podendo levar ao desenvolvimento de insuficiência cardíaca, ou seja, da diminuição da capacidade do coração de cumprir a sua função de bombear efetivamente o sangue, que corre por todo o corpo, alimentando órgãos e tecidos vitais. Por isso, manter hábitos saudáveis é fundamental para blindar o coração. A seguir, confira 12 maneiras de proteger esse órgão vital.
O colesterol alto, que causa a hipertensão obstrui as artérias do coração, é um dos efeitos do excesso de estresse. A ansiedade aumenta a liberação de cortisol no organismo, hormônio que faz crescer a concentração de glicose no sangue, desencadeando problemas como diabetes, altos níveis de triglicérides e descontrole de colesterol, e aumenta também a presença dos radicais livres no organismo, podendo gerar o agravamento de problemas cardíacos. Isso porque eles interagem com o colesterol em excesso no organismo, formando placas nas paredes dos vasos sanguíneos, além de piorar certas doenças inflamatórias e causar envelhecimento.


Equipe de Psicopedagogia da EEFMT Professora Maria Theodora Pedreira de Freitas
Eliane Bisan Alves
Marly Hiromi Sportore


quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Agradecimento

Mais pessoas, nestas últimas semanas, nos ajudaram na realização das vivências sobre propagandas de cerveja e cigarro com os alunos e, com certeza, vale muito a pena agradecê-las por todo o apoio dado. São elas: a orientadora educacional do ITB Brasílio Flores, Walkiria Azevedo, e sua auxiliar, Renata, que organizaram as salas para a atividade e os professores Alcinei e Jean, que cederam suas respectivas aulas, entre os dias 4, 5 e 6 de setembro; a professora Laudiceia, do ITB Maria Sylvia, que inclusive nos acompanhou em sala durante a realização, no dia último dia 6; a diretora Fátima Bispo e o Professor Paulo Pong, do ITB Moacyr Veronezi, que cordialmente nos receberam no dia 11/09, a coordenadora Heidy - também do ITB Moacyr Veronezi - que procurou conversar com os professores de sua unidade a respeito deste trabalho, o técnico Vinícius, que preparou o equipamento necessário para a projeção dos slides e os inspetores Leandro, Fernando, Davi, Edilene, Suzi e Eliethe, pela assistência prestada no cuidado aos alunos no pátio; e, por fim, a professora Neide Volpato, da Maria Theodora, que também participou da vivência no dia 14/09 conosco, interagindo com os seus alunos, o professor Gilberto Francisco da Silva e a professora Amanda Piloto que, gentilmente, também cederam suas aulas. Com esta ajuda de todos vocês, sentimo-nos mais confiantes em prosseguir com este projeto... Obrigado, mais uma vez!
Departamanento de Gestão de Saúde Escolar
















Nossas matérias


EXERCÍCIOS FÍSICOS E SAÚDE DO CORAÇÃO

Estudos recentes feitos com 259 crianças pela Universidade de Illinois (EUA), concluíram que os estudantes que se saíam melhor nas atividades físicas tinham também melhor desempenho escolar. Assim constataram que a atividade física ajuda a melhorar o desempenho do cérebro.
No Brasil neurocientistas de importantes universidades também concordam com o estudo e o assunto também mereceu matéria de capa de uma importante revista semanal brasileira. Ou seja, quebrou-se o mito de que os neurônios (células nervosas do cérebro) se perdem. Ao contrário, o cérebro produz novas células e pode se manter jovem evitando falha de memória ou perda de raciocínio.
"Quando nós corremos, caminhamos, pedalamos ou nadamos, numa atividade uniforme, estamos aumentando o número de neurônios e, quando exercemos movimentos de complexa realização, criamos conexões interneurais. Por esse motivo a atividade física é um elemento primordial para manter o cérebro jovem e ativo e evitar falha de memória, perda de raciocínio, mal de Alzheimer..."
Atividades como correr, nadar, pedalar, andar ou qualquer outra que exija um desempenho cardiovascular (musculação, por exemplo, não vale) alteram o padrão do funcionamento das células cerebrais, pois os exercícios melhoram a oxigenação e a comunicação entre as células nervosas - sinapse. E essa comunicação mais rápida entre os neurônios nos deixa mais 'espertos' e com raciocínio mais rápido.

Anos 60
Ainda no final dos anos 60, batalhava junto ao academismo sobre meu ponto de vista que se podia chegar ao cérebro pelo músculo - trocando em miúdos - é exatamente isso: a atividade física melhora o desempenho cerebral. Para a visão acadêmica da época isso era uma maluquice.
Eu tinha uma idéia muito concreta de que o nosso organismo era, e é regido por leis básicas e fundamentais que são seguidas por todos os órgãos. Dizia que o organismo era uno, uma coisa só, e reagia sempre da mesma forma, independente do órgão em questão.
Assim havia chegado à conclusão que existe uma lei básica de ação e reação: todo órgão mais usado, e mais exigido, torna-se mais desenvolvido. Entendia que essa lei comum a todo o organismo, dava ao músculo o poder de reagir a um esforço e se transformar, desenvolvendo-se.
Então o cérebro nada mais era do que outro órgão com funções extremamente específicas e diferentes das do músculo, mas que obedecia às mesmas regras orgânicas. Não havia absolutamente nenhuma diferença entre o músculo e o cérebro. Dizia também que se o fígado se regenerava, por que os neurônios também não obedeceriam essa mesma lei?
A atividade física que exige um esforço cardiovascular melhora o funcionamento do coração, que ejetará mais sangue na corrente circulatória. Com isso, fígado rins e demais órgãos são beneficiados e o mesmo acontece com o cérebro. Ou seja, ele depende do sangue que o nutre da mesma maneira que o fígado, o baço, os rins...

Obstáculos
Havia dois obstáculos para aceitar a relação entre atividade física e cerebral
1º) A "ditadura do intelecto" do século passado colocava o músculo como a parte mais insignificante do corpo, esquecendo-se completamente de que esse nada mais é do que o "braço" do cérebro. Ou seja, o músculo como "braço do cérebro" está de tal maneira ligada a ele que é absolutamente impossível um viver sem outro.
2º) A medicina da época separava o ser humano em compartimentos estanques e incomunicáveis.
"Chegar ao cérebro pelo músculo e ao espírito pelo corpo"
Quanto mais trabalhamos nossos músculos através de movimentos complexos, mais nós exigimos uma participação mais incisiva do cérebro. Foi nessa época que criei a famosa frase: "Chegar ao cérebro pelo músculo e ao espírito pelo corpo".
Quando nós corremos, caminhamos, pedalamos ou nadamos, numa atividade uniforme, estamos aumentando o número de neurônios e, quando exercemos movimentos de complexa realização, criamos conexões interneurais. Por esse motivo a atividade física é um elemento primordial para manter o cérebro jovem e ativo e evitar falha de memória, perda de raciocínio, mal de Alzheimer...
Um cérebro mais vigoroso torna-se mais capaz de lidar com os desafios.
Cérebro e músculos
O trabalho muscular exige um trabalho do cérebro. Para dar conta de cada movimento que realizamos, miríades de músculos entram em ação. E como o músculo trabalha pela lei do tudo ou nada - ou ele se contrai ou não - cada uma de suas milhões de *miofibrilas são exigidas para a realização daquele exato movimento. Quanto mais complexo o movimento, mais músculos agem e mais o cérebro trabalha.
Há toda uma sinergia muscular em torno do movimento para que ele saia perfeito. São milhões de miofibrilas contraindo-se dentro de cada fibra que compõe cada músculo.
Qual deve ser a frequência da atividade física?
Temos que levar em conta o aspecto fisiológico (momento cardiovascular) de cada um. O trabalho físico deve ser regular e sistemático e sempre necessita de uma pausa para restabelecer as unidades celulares e musculares.

*Miofibrila = Fibra contrátil presente no interior das células musculares.

Nuno Cobra

Reprodução:

Equipe de Psicopedagogia da EEFMT Professora Dagmar Ribas Trindade
Ana Maria C. Sartorato – RG. 11.159.933-7
Regina Célia S. Chicazawa – RG. 19.128.636-9