Curiosidades
A origem do HIV: Em 1983, o vírus foi isolado em pacientes com AIDS pelos pesquisadores Robert Gallo (EUA) e Luc Montagnier (França). Em 1986, um comitê internacional recomendou o termo HIV (vírus da imunodeficiência humana) para denominá-lo, reconhecendo-o como capaz de infectar seres humanos. A síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) não é uma doença comum, pois é responsável pela pandemia de maior impacto, atualmente. Há a possibilidade do HIV já ter infectado 33 milhões de pessoas em todo o mundo. Aparentemente, a sua infecção ganhou dimensão geográfica, primeiramente no continente africano, disseminando-se então para as Américas e Europa. A epidemia encontra-se em expansão na Ásia.
Forma de transmissão:
1 - Relação sexual com pessoa infectada pelo HIV sem o uso da camisinha feminina ou masculina.
2 - Sangue contaminado pelo HIV em transfusões;
3 - Contato com objetos pontudos e cortantes como agulhas, seringas e instrumentos, pois eles podem estar contaminados pelo vírus;
4 - Seringa compartilhada por usuários de droga injetável;
5 - Da mãe infectada pelo HIV para o filho durante a gravidez, o parto ou a amamentação.
O HIV pode ser transmitido pelo beijo?
O HIV pode ser transmitido pelo beijo?
Só poderá ocorrer transmissão do HIV pelo beijo nas situações em que houver sangue infectado misturado à saliva, causado por uma ferida na boca.
O aleitamento materno pode transmitir o HIV?
Sim. A possibilidade de ocorrer transmissão do HIV da mãe para a criança pela amamentação é de mais ou menos 14%, quando a mãe já estava infectada pelo HIV; e de 29%, caso ela se infecte durante o período de amamentação.
Qual o continente onde há mais pessoas com Aids?
A resposta é o continente Africano, onde 2 de 3 mulheres estão contaminadas pelo vírus. Dados tirados do Repórter Record que ao ir a África assistiu a uma missa onde foram distribuídos camisinha a todos as pessoas presentes.
Significado da Sigla:
Adquirida: não é hereditária; a pessoa é infectada ao entrar em contato com o vírus.
Imuno: refere-se ao sistema imunológico, de defesa e de proteção do organismo.
Deficiência: não funciona de acordo, fraco, sem forças.
Síndrome: conjunto de sinais e sintomas que identificam a doença.
Equipe de Enfermagem ITB Brasílio Flores de Azevedo
João Batista Pereira Nunes (COREN: 005030)
Nenhum comentário:
Postar um comentário