quarta-feira, 29 de junho de 2011

Perguntas e Respostas sobre a Campanha de Junho - Sexualidade e Gravidez Precoce

Pessoal, esta é a primeira etapa de perguntas e respostas da Campanha de Junho sobre Sexualidade e Gravidez Precoce feitas pelos alunos em todas as unidades da FIEB. Estamos respondendo as demais perguntas e publicaremos em breve.

Pergunta 1: A camisinha pode realmente estourar?
Resposta: A camisinha pode estourar por ser mal colocada, por apresentar falhas na fabricação ou pelo atrito durante a penetração e movimentação dentro da vagina. A chance vai depender de como cada um usa.
É muito importante que todos os rapazes sigam certas recomendações quando utilizarem um preservativo:
Veja como colocar o preservativo masculino corretamente:
1º) Coloque sempre a camisinha antes do inicio da relação, quando o pênis estiver ereto. Aperte o bico da camisinha até sair todo o ar.
2º) Deixe um espaço vazio de dois cm na ponta da camisinha: ele vai servir de deposito para o esperma. Algumas camisinhas, inclusive, já têm uma ponta especial para esse fim.
3º) Sem deixar o ar entrar, vá desenrolando a camisinha até que o pênis fique coberto. Se ela não estiver bem encaixada ou se ficar ar dentro, a camisinha pode estourar.
4º) Se a camisinha romper durante a relação retire-a do pênis imediatamente. Tenha sempre várias camisinhas de reserva, e procure sempre camisinhas com o selo do INMETRO.
5º) Depois de ejacular, retire o pênis enquanto ainda estiver ereto. Quando o pênis começa a amolecer, a camisinha fica frouxa, permitindo que o esperma escape pela parte de cima (o que poderia causar contaminação.
6º) Retire a camisinha com cuidado não deixe que ela escorregue, nem que o liquido seja derramado. Depois de retirada, descarte-a.
Lembrando sempre de verificar:
O prazo de validade, pois é necessário respeitar a data;
O tamanho do preservativo, escolha o mais indicado.
Pergunta 2: A masturbação causa espinhas? Faz mal pra saúde?
Resposta: Não. O surgimento das espinhas ocorre na mesma época em que os jovens descobrem a sexualidade e a masturbação. Vem daí a crença.
Pergunta 3: Caso a parceira esteja no período não fértil, pode haver relação sexual sem preservativo não havendo o risco de gravidez?
Resposta: Não pode haver a relação sexual sem camisinha, pois o fato dela não estar no período fértil não descarta a possibilidade de contração de alguma doença sexualmente transmissível.
Pergunta 4: Causa algum dano à saúde engolir o sêmem?
Resposta: Corre-se o risco de contrair uma doença infecto-contagiosa viral ou bacteriana, como AIDS, hepatite, gonorréia, clamídia, HPV, etc. Entretanto, nada de mal deverá acontecer caso o parceiro não tenha nenhuma doença infecto contagiosa. O sêmen será logo destruído no estômago, não sendo nem mesmo absorvido.
Pergunta 5: Como se coloca camisinha feminina e masculina?
Resposta:
Feminina:
Masculina:
Pergunta 6: Durante a gravidez podemos fazer sexo?
Resposta: Sim, durante a gestação o sexo é permitido. Apenas deve-se ter o cuidado de seguir as orientações do médico ginecologista.
Pergunta 7: É normal homens sentirem dores nas relações sexuais?
Resposta: Não é frequente. Mas caso ocorram dores, é aconselhável que se procure um médico urologista para avaliar a sua causa.
Pergunta 8: É possível perder a virgindade com o dedo?
Resposta: Em geral, inserir o dedo na vagina não é o suficiente para romper o hímen.
Lembrando que ao se masturbar com as mãos sujas, corre o risco de levar alguma bactéria para dentro da vagina e desenvolver vários tipos de infecções vaginais.
Pergunta 9: É possível perder a virgindade usando a camisinha? (tanto o homem como a mulher)
Resposta: Se virgindade for entendida apenas como o rompimento do hímem, o uso da camisinha por si só não afeta a estrutura desta membrana.
Pergunta 10: É verdade que o absorvente interno pode tirar a virgindade de uma menina?
Resposta: Se virgindade for entendida como o rompimento do hímem, não há estudos que comprovem que o uso do absorvente interno traga grandes possibilidades de rompê-lo.
Pergunta 11: Existe posição que não engravida?
Resposta: Não, sempre é necessário o uso de preservativo para evitar a gravidez. Assim você também vai evitar DSTs e AIDS.
Pergunta 12: Gravidez precoce traz prejuízo ao bebê?
Resposta: A gravidez antes dos 20 anos exige alguns cuidados especiais, porque às vezes o corpo ainda não terminou totalmente de se desenvolver. Quanto mais nova for a menina, mais atenção o médico vai ter no acompanhamento do seu pré-natal
Pergunta 13: Há riscos de engravidar na primeira relação sexual?
Resposta: Sim, existe risco em qualquer relação.
Pergunta 14: Masturbação causa ejaculação precoce?
Resposta: Não. Ejaculação precoce pode ser atribuída, em geral, a problemas emocionais, estresse, problemas de saúde, má qualidade de vida ou más experiências. Alguns fatores mais específicos que favorecem a ejaculação precoce podem ser: níveis alterados de hormônios ou neurotransmissores, problemas da tiróide, inflamação / infecção da próstata ou uretra, disfunção erétil, etc. Alguns homens que sofrem de ansiedade para obter ou manter a sua ereção durante a relação podem formar um padrão de comportamento caracterizado por uma “pressa” em ejacular – que pode ser de difícil mudança – e que pode afetar o tempo entre o início do ato sexual e a ejaculação.
Pergunta 15: Masturbação faz mal? Se sim como?
Resposta: Não
Pergunta 16: O corpo muda após a primeira relação sexual?
Resposta: Não, o corpo não sofre nenhuma modificação após a relação sexual, apenas o hímen fica mais relaxado.
Pergunta 17: O excesso de masturbação pode ser nocivo à saúde?
Resposta: A masturbação é uma prática comum no desenvolvimento da sexualidade humana. Reflete a experimentação de um prazer que não começa na adolescência. A manipulação dos genitais ocorre também na infância, mas adquire características diferentes nas outras faixas de idade, porque a prática da masturbação não desaparece na vida adulta. Portanto, a masturbação não é nociva se não prejudicar as atividades habituais do indivíduo.
Pergunta 18: O homem possui período fértil? Se sim, quando?
Reposta: Os homens não possuem período fértil; estão sempre prontos para reproduzir.
Depois de uma ejaculação, pode demorar em torno de 15 segundos para que novos espermatozóides sejam produzidos.
Pergunta 19: O método da tabelinha é confiável?
Resposta: Não, pois para ser efetivo teria que se saber exatamente o período fértil da mulher para evitar os dias férteis e não ter uma fecundação inesperada.
Pergunta 20: O que acontece se o homem urinar dentro da mulher?
Resposta: Se a pergunta é: corre o risco de o homem urinar no órgão genital da mulher durante o ato sexual? A resposta é não, pois ao receber o estimulo, nosso cérebro automaticamente controla a vontade para que o homem não urine durante o ato sexual e sim ejacule evitando que isso ocorra, mas se a pergunta é referente a vontade  do homem fazer isso de  com  esse propósito, é anti-higiênico e não é legal para a parceira, mas acidentalmente não ocorre.
Pergunta 21: O que é DST?
Resposta: As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) são doenças causadas por vários tipos de agentes microbianos (vírus, bactérias e fungos). São transmitidas, principalmente, por contato sexual com uma pessoa que esteja infectada e, geralmente, se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas, podendo provocar infecção nos órgãos sexuais e reprodutivos, lesões no corpo, risco maior de Câncer no colo do útero e no pênis, doenças no bebê da gestante infectada, esterilidade no homem e na mulher... e até a morte.
Principais DSTs.:  AIDS, HPV, gonorréia, sífilis, condiloma genital, herpes genital, hepatite B e C, linfogranuloma venério e cancro mole.
A prevenção adequada para DSTs é o uso do preservativo masculino ou feminino.
Pergunta 22: O que é orgasmo?
Resposta: Orgasmo é a descarga da excitação sexual. É o momento no qual ocorre a liberação máxima de endorfina no organismo, substância responsável pela sensação de prazer e satisfação. Neste momento, também, todas as células nervosas do cérebro descarregam o seu conteúdo elétrico, promovendo o relaxamento físico total. Na mulher, durante esse clímax também é liberado outro hormônio, chamado ocitocina, responsável pela contração do útero.
Pergunta 23: O que é período fértil? Exemplifique.
Resposta: Período fértil é o período em que a mulher está mais suscetível a fecundação, que ocorre geralmente no 14º dia após o início da menstruação em mulheres com o ciclo menstrual regulado. Deverá ser considerado como período fértil, ou seja, período com maior probabilidade de gravidez, entre o 11º e o 17º dia do ciclo, a contar a partir do 1º dia da menstruação. Mas lembre-se, esta forma não é uma forma segura de se evitar uma gravidez precoce, já que existem muitas mulheres que não possuem seu ciclo menstrual regulado.
 
Pergunta 24: O sexo oral traz doenças?
Resposta: Várias DSTs podem ser transmitidas pelo sexo oral praticado tanto em homens quanto em mulheres: AIDS, Hepatite B, Sífilis, HPV, Herpes Genital etc. Recomenda-se praticá-lo com a utilização de algum protetor para evitar contato com as secreções e tecidos (camisinha ou plástico fino). O ideal é que seja praticado entre parceiros monogâmicos (ou seja, que se relacionam especificamente com um parceiro sexual apenas) e comprovadamente sadios.
Pergunta 25: Por que é preciso usar caminha?
Resposta: O uso da camisinha previne a gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis.
Pergunta 26: Por que o homem acorda excitado?
Resposta: O pênis é um músculo que, devido o aumento do fluxo sanguíneo, pode enrijecer-se pela manhã ou pela noite. Crê-se erroneamente que este enrijecimento seja de origem mecânica, devido o acúmulo de urina na bexiga. Na realidade, é produzido por mecanismos cerebrais. Ereção matinal e ereção noturna são sinônimas em termos fisiológicos, e acontecem quando o homem está dormindo. A ereção noturna é atribuída aos períodos REM (um período do sono). Nesta fase do sono a atividade cerebral é intensa, ocorrendo, sobretudo sonhos que envolvem situações emocionalmente muito fortes que acabam aumentando o fluxo sanguíneo e fazendo com o músculo peniano enrijeça por conta dos impulsos elétricos emitidos pelo cérebro durante o sono.
Pergunta 27: Quais os principais métodos para evitar a gravidez?
Resposta: 

Métodos de Barreira:
1)  Camisinha masculina ou feminina: deve ser usada em todas as relações sexuais. Nunca use a camisinha feminina junto com a camisinha masculina. Na relação sexual, use uma ou outra, se você usar as duas ao mesmo tempo, a proteção não vai funcionar.
2) Diafragma: É um anel flexível, coberto por uma fina membrana de borracha. Introduzido na cavidade vaginal, forma uma espécie de tampa protetora do colo do útero, impedindo a passagem dos espermatozoides. Usado com espermicida, deve ser introduzido entre 15 e 30 minutos antes da relação, e retirado de 6 a 8 horas depois.
Métodos hormonais:
1) Anel vaginal
2) Pílulas combinadas
3) Injeção mensal ou trimestral: podem ser usadas na adolescência, desde a primeira menstruação. A prescrição é feita por um médico ginecologista.  
4) Adesivo
5) Implante
Dispositivos Intrauterinos:
1) DIU: uma pequena peça plástica recoberta com cobre ou com hormônio que é colocada dentro do útero. A indicação, prescrição e colocação também é feita por um médico ginecologista.  
Pergunta 28: Quais os riscos de engravidar mesmo usando camisinha?
Resposta: A camisinha é o método contraceptivo mais seguro que existe, tendo quase 100% de eficácia na prevenção de uma gravidez indesejada e contaminação de algum tipo de DST. Para isso, é necessário ser colocada corretamente.
Pergunta 29: Quais são os riscos do sexo anal?
Resposta: Mesmo usando preservativos,  o sexo anal pode favorecer a transmissão de várias doenças, dentre elas a SIDA (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, ou AIDS, em inglês), causada pelo vírus HIV. Além disso, dependendo da freqüência com que é praticado, ele pode provocar fissuras na região anal.

Nenhum comentário: