terça-feira, 21 de junho de 2011

Nossas Matérias

Desenvolvimento Fetal

Você sabia que um bebê é gerado através da fecundação do óvulo (gameta feminino) com o espermatozóide (gameta masculino)? O período gestacional dura aproximadamente nove meses, contado a partir do primeiro dia do último período menstrual.
É importante que a mulher procure um acompanhamento médico especializado, para que seja orientada sobre alguns cuidados durante a gravidez.  Essa fase, geralmente é acompanhada por diversas emoções, como expectativas, ansiedades, medos e felicidades, pois é nesse momento que, pouco a pouco um novo ser vivo está sendo formado. Por isso, conhecer cada uma dessas etapas do período gestacional passa a ser muito interessante para o acompanhamento do desenvolvimento do bebê.
Vamos ver como acontece?
1º mês: O óvulo fecundado se aloja no útero. Ocorre o início do desenvolvimento dos sistemas de formação da placenta e cordão umbilical.
2º mês: O embrião começa a se delinear, com a formação do cérebro, olhos, orelhas, boca, fossas nasais, dedos e estrutura esquelética.
3º mês: A cabeça já está mais delineada. São desenvolvidos as pálpebras e os órgãos genitais. Aparecem sob a derme às terminações nervosas e assim, o feto já é capaz de reconhecer os sons maternos da respiração, batimentos cardíacos e voz. Suga o líquido amniótico.
4º mês: O rosto se define melhor com a formação da boca. Pode chupar o dedo polegar e/ou ter soluços, já que engole muito líquido amniótico.
Aceleração da produção de células nervosas, estruturas muscular e óssea prosseguem em seu desenvolvimento.
5º mês: É possível delinear, com maior exatidão o sexo do bebê. Formação dos pêlos, como cílios, sobrancelhas e cabelos.
6º mês: Começa a desenvolver os sentidos: audição, olfato, tato e paladar. É capaz de reagir a estímulos externos, como a luz e a música, e sentir os batimentos cardíacos da mãe.
7º mês: O sistema nervoso está se aperfeiçoando. Ocorre o desenvolvimento dos pulmões. É capaz de perceber a luz, distinguir entre doce e amargo e responder a certos estímulos.
8º mês: Os órgãos principais já estão funcionando. As estruturas dos olhos e audição estão desenvolvidas. Consegue reconhecer a voz da mãe e perceber melhor os sons mais graves.
9º mês: Bom funcionamento do estômago e rins. Seus pulmões estão totalmente desenvolvidos e prontos para respirar e seu corpo adquiriu uma boa camada de gordura. Nessa fase, o bebê passa a maior parte do tempo dormindo e descansando, esperando para o momento do nascimento.
Referências Bibliográficas:

Equipe de Fonoaudiologia EEFMT Professora Dagmar Ribas Trindade
Fga. Daniela Ignácio Pacheco (CRFa 15845)
Fga. Natália Moribe Hataiama (CRFa 17016)

Nenhum comentário: