segunda-feira, 13 de junho de 2011

Nossas Matérias


Sexualidade

É na adolescência que se afloram os sentidos. Pouco tempo antes se atravessa a infância e o corpo começa a adquirir nova forma.
Muda-se o tamanho, a aparência, coisas diferentes surgem no corpo e juntamente com a parte externa, a parte interna do organismo também começa a mudar.
O adolescente adquire uma nova consciência sobre si mesmo, inicia-se uma compreensão acompanhada de muitas dúvidas a respeito do mundo e de sua própria vida.
Juntamente com as mudanças cognitivas, acontecem também mudanças hormonais, ocorre uma verdadeira explosão dentro do corpo do adolescente e isto faz com que surjam desejos.
Movidos por estes desejos, nesta fase da vida, grande parte dos adolescentes começam a namorar e muitos optam por já iniciar a vida sexual.
É um mundo novo e cheio de descobertas, porém, se a vida sexual não for iniciada com o mínimo de conhecimento, segurança e confiança no(a) parceiro(a), muitos prejuízos podem surgir.
Ter uma má experiência ou acabar contraindo algum tipo de doença sexualmente transmissível (DST) é um dos graves problemas que a vida sexual sem consciência pode acarretar. As DSTs podem causar muito desconforto e sérias consequências, os sintomas podem ser desde corrimento, coceira, ardor até feridas e verrugas que podem resultar em infertilidade, aborto ou até mesmo levar à morte, entre outros sérios problemas.
A gravidez durante a adolescência também pode ser considerada um sério problema, visto que grande parte das pessoas deseja ter filhos quando possui uma situação estável, condições de moradia, emprego, renda, estudo e principalmente condição física e psicológica que possibilite a criação de um filho.
A grande maioria dos adolescentes não possui tais condições e muito menos deseja ter filhos nesta fase da vida, porém por descuido, há cada vez mais mães e pais adolescentes, estas moças e rapazes acabam desperdiçando uma parte da vida de extrema importância para seu crescimento, a etapa da maturação acaba sendo pulada e além dos próprios adolescentes, quem também sofre são os pais e principalmente a criança que nascerá em um meio onde não era esperada, tampouco desejada.
Prevenir estas complicações é muito simples, várias maneiras podem ser utilizadas, e são de fácil acesso. A melhor delas é o preservativo masculino (conhecido como “camisinha”), é distribuído gratuitamente em postos de saúde, é de fácil manuseio e protege tanto a gravidez quanto as DSTs. Fora esta opção também há preservativos femininos, diafragma, espermicida, pílulas e injeções anticoncepcionais, dispositivo intrauterino e outros.  
Prevenir é fácil faça sua parte e evite uma gravidez indesejada e muitas doenças!
Existe algo sobre sexo que você gostaria de saber e tem vergonha de perguntar?
Envie sua dúvida para:
Que a responderemos durante a campanha de junho.
        
Informação é o melhor caminho para a prevenção!

Equipe de Enfermagem do ITB Prof. Antonio Arantes Filho e ITB Prof. Moacyr Domingos Sávio Veronezi
Amanda Ruas Almeida
Técnica de Enfermagem
COREN/SP 009.865

Nenhum comentário: