quinta-feira, 30 de junho de 2011

Nossas Matérias

GRAVIDEZ PRECOCE
Atualmente, a gravidez precoce é considerada um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. É uma das ocorrências mais preocupantes relacionadas à sexualidade dos adolescentes, gerando sérias consequências para suas vidas, de seus familiares e, principalmente, de seus futuros filhos.
Cerca de 20% dos recém-nascidos brasileiros são filhos de mães adolescentes. A maioria destas garotas não têm estrutura emocional e nem condições financeiras para assumir a maternidade; muitas sofrem repressão familiar, abandonam seu lar e os estudos.
As garotas que continuam a estudar não encontram no ambiente escolar uma estrutura adequada para acolher uma gestante, resultando muitas vezes no abandono dos estudos durante a gestação ou logo após o nascimento da criança, o que compromete o futuro profissional.
A desinformação e a falta de educação sexual são algumas questões problemáticas. Tanto por parte dos pais, que enfrentam dificuldades em abordar o assunto com os filhos, tanto por parte da escola, que se preocupa em ensinar o conteúdo de matérias do vestibular, e deixa este assunto importantíssimo de lado.
Existem diversos métodos para evitar a gravidez. A pílula anticoncepcional é um método popular e seguro, mas deve ser receitada por um médico. Há o diafragma, um objeto côncavo, arredondado, feito de borracha flexível, que é usado junto a um espermicida (gel que mata espermatozóides) e colocado no canal vaginal. Existe também o dispositivo intra uterino (DIU), que é colocado somente por um médico no útero da mulher.
Temos também a camisinha, um dos métodos mais seguros, chegando a 90% eficácia. Pode ser usado pelo homem (camisinha masculina) ou pela mulher (camisinha feminina). Além de prevenir a gravidez, é o ÚNICO método que previne contra as DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), como AIDS, hepatite B, sífilis, HPV entre outras. Lembrando que, entre todos estes métodos apresentados, nenhum destes é 100% seguro.

FONTE:

Equipe de Odontologia ITB Professor Antonio Arantes Filho
Cinthya Lobo Pradella (CRO: 95863)
Denise Michelazzo Órfão (CRO: 50322)
João Batista de Araujo (CRO: 11536)

Nenhum comentário: