quinta-feira, 30 de junho de 2011

Nossas Matérias

Gravidez precoce e a deficiência de ácido fólico

Todos vocês já devem ter acompanhado ou conhecido algum drama vivido por alguém que precisou encarar uma gravidez “não esperada”.
Além de tantas mudanças bruscas que ocorrem na vida de quem está esperando um filho, sem ter preparos para recebê-lo, tantas coisas que passará a abdicar, principalmente quando a gravidez ocorre de forma precoce, numa época que deveria estar estudando, saindo com os amigos, existe algo ainda mais sério e que não deve ser ignorado: problemas de saúde ocasionados pela falta de preparo para uma gestação.
Para uma gravidez saudável o corpo precisa estar preparado, saudável e muitas vezes, quando a gravidez não é esperada, a gestante só irá descobrir que será mãe, após algum tempo. Uma alteração que pode acontecer devido à falta de cuidados antes e durante a gestação, é a fissura lábiopalatina, a qual se caracteriza por uma abertura no lábio ou no céu da boca (palato), ou em ambos, ocasionada pelo não fechamento dessas estruturas, que ocorre entre a quarta e a décima segunda semana de gestação, necessitando, muitas vezes, de inúmeras cirurgias para correção, tanto estética, quanto das funções em si, como a fala (voz anasalada), dificuldade de mastigação e deglutição (ato de engolir o alimento), entre outros.
Uma forma de prevenção da fissura lábiopalatina é o consumo do ácido fólico como suplemento alimentar, três meses antes da gestação e isso só é possível quando a gravidez é planejada, desejada.
 O ácido fólico, também conhecido como vitamina B9, é encontrado em vegetais de folhas verdes (espinafre, couve, rúcula, brócolis), carne bovina, cenoura, entre outros e atua na prevenção de anomalias congênitas diversas, porém o suplemento é indicado para que seja atingida a quantidade diária necessária.
Quando se trata de uma gravidez precoce, não planejada, esse cuidado tão importante para o bebê, acaba não sendo realizado e as chances de ocorrer uma má formação, como a fissura lábiopalatina, aumentam.
Existem diversas formas para evitar a gravidez, os postos de saúde realizam o fornecimento de preservativos, anticoncepcionais, existem orientações sobre o assunto, nas escolas, na televisão, em revistas e o pensamento de que “comigo não vai acontecer” muitas vezes é o maior motivo para conhecermos tantos casos de “gravidez precoce”, onde fases da vida acabam sendo antecipadas.


Equipe de Fonoaudiologia:
ITB Professor Munir José
ITB Professor Antonio Arantes Filho 
Julyana Mendes Valário Assad (CRFa: 9062/T3R)

Nenhum comentário: