sexta-feira, 10 de junho de 2011

Buba e o Aquecimento Global

A consciência socioambiental é um assunto amplamente discutido atualmente. Temas como o aquecimento global, a preservação das espécies, o uso consciente de recursos naturais, a reciclagem, a exploração de recursos renováveis, a poluição e etc., são foco constante de fóruns de discussão mundiais e estão em evidência por causa da situação de alerta que vivemos no planeta. Os desastres naturais provocados por fatores humanos são preocupantes e podem ser evitados através da pratica de atitudes ecologicamente corretas. Pensando na disseminação de atitudes ambientalmente sustentáveis, a Mono (www.mono3d.com) fez um projeto de animação que tem a conscientização ambiental como seu ponto mais forte.
Através da relação bem humorada entre um homem das cavernas e seu dinossauro de estimação, BUBA mostra os impactos causados pelos maus hábitos do homem moderno que prejudicam de forma direta ou indireta o meio ambiente. Mostrando essas atitudes irresponsáveis dos personagens, as animações mostrarão as conseqüências e a prevenção dos assuntos abordados de maneira educativa. BUBA traça um paralelo lúdico entre a extinção dessas duas espécies, que nem mesmo coexistiram, e a degradação da condição do planeta em decorrência de atitudes erradas, despertando a consciência ambiental.
Direcionado para crianças de 07 a 11 anos, BUBA retrata de maneira divertida situações que pessoas das mais variadas idades podem se identificar e a faixa etária pode se estender para muito além disso.

O curta “Buba e o aquecimento global”, de produção da Mono, foi eleito pelo voto popular o melhor filme da terceira Mostra UpTo3′, em Toronto, Canadá.

O UpTo3′ (Brazilian short animation & new media in Toronto) é uma mostra paralela apresentada dentro do Festival Brasileiro de Filmes em Toronto (BRAFFTv), em que são exibidos filmes brasileiros de até 3 minutos.
No mês de setembro, Buba já havia faturado o primeiro lugar na categoria “computer animation shorts” tanto pelo júri especializado quanto pelo júri popular na conferência de Computação Gráfica SIBGRAPI 2010, realizada em Gramado – RS.
A animação “Buba e o Aquecimento Global” foi a vencedora do troféu Mapinguari, na oitava edição do FestCineamazônia, que aconteceu em novembro na cidade de Porto Velho, Rondônia. O curta da Mono foi o vencedor do prêmio Major Reis – Melhor Animação.

Para assistir acesse: http://vimeo.com/15746413

Nenhum comentário: