sexta-feira, 17 de junho de 2011

Nossas Matérias

Doenças que podem ser transmitidas pelo beijo

O beijo aparenta ser um gesto inofensivo, entretanto, este ano, porém, o Ministério da Saúde na época do carnaval, divulgou um alerta sobre os riscos da transmissão de doenças pelo beijo. Através da saliva podem ser transmitidas as seguintes doenças:
Mononucleose (doença do beijo)
A Mononucleose, apelidada de “doença do beijo”, é causada pelo vírus Epstein-Barr, sendo muito comum entre adolescentes e adultos jovens por causa da grande variedade de parceiros. Alguns casos são assintomáticos, entretanto nos casos em que há sintomas, os principais são fadiga, dor de garganta, tosse e inchaço dos gânglios podendo ser confundida com a gripe. A doença não costuma ser grave, mas às vezes gera aumento do baço e do fígado, inflamação do coração e amigdalite com pus. Em alguns casos, evolui para hepatite moderada e conjuntivite.
Citomegalovírus
Apresenta sintomas parecidos com os da mononucleose, mas se a pessoa não estiver com o sistema imunológico em baixa, a infecção também pode ser assintomática. Em casos mais graves, pode comprometer o sistema digestivo, o sistema nervoso central e a retina de algumas pessoas.
Meningite
Estudos revelam que beijar na boca múltiplos parceiros aumenta em quatro vezes a chance de pegar meningite meningocócica. A definição de “múltiplos” para os pesquisadores é de sete pessoas em duas semanas. A transmissão da meningite preocupa os médicos, já que a doença tem uma evolução rápida e pode ser fatal. Os sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça, vômitos, diarréia e rigidez dos músculos da nuca, ombros e costas.
Herpes Labial
O vírus da herpes pode ser transmitido mais facilmente na fase aguda, quando está em plena atividade e deixa o lábio cheio de pequenas bolhas que causam coceira e ardor. Mesmo que no momento do beijo o parceiro não tenha nenhum indício do problema, ele pode ter e transmitir o vírus causador da doença. Depois do contágio, não há cura e a pessoa passa a conviver com o herpes, que pode se manifestar anos mais tarde, geralmente durante fases em que estiver com a imunidade baixa.
Crie
Se você não dá a devida atenção à higiene bucal, pode pegar e transmitir cárie através do beijo. Para evitar pegar a bactéria alheia, capriche na escovação e não abra mão do fio dental diariamente, assim você fortalece a sua imunidade bucal e as bactérias não encontrarão um ambiente propício ao desenvolvimento.
Gengivite
Pessoas com má higiene oral podem transmitir bactérias causadoras de problemas na gengiva. Os sintomas são vermelhidão, mau hálito e sangramento gengival.
Gripe
Todos os tipos de vírus da gripe podem ser transmitidos pelo beijo, inclusive o da Gripe do tipo A (gripe suína).
Candidíase
Também conhecido como sapinho, caracteriza-se por áreas brancas na mucosa que, quando raspadas, deixam a região vermelha e sangrante.
Tuberculose
A tuberculose é uma doença infecciosa, cujo agente etiológico é uma micobactéria denominada Mycobacterium tuberculosis. As regiões atingidas pela tuberculose oral envolvem, usualmente, a língua, mandíbula, maxila, lábios e gengiva, podendo também atingir a região da faringe, amígdalas e cavidade nasal.
Outras doenças
Existem muitas doenças que podem ser transmitidas através da saliva, como: faringite, laringite, amigdalite, rubéola, caxumba, sarampo, catapora, escarlatina, herpangina, entre outras. Nesses casos, são doenças mais fáceis de detectar e diagnosticar, o que leva a pessoa que está doente evitar contato com os outros. Algumas doenças podem ser transmitidas no beijo através do sangue, quando as pessoas apresentam alguma ferida na boca. Entre elas estão:
Sífilis
É uma doença sexualmente transmissível (DST), sendo a forma mais comum de contagio a relação sexual. A doença é causada por uma bactéria chamada treponema pallidum e pode aparecer em diferentes partes do corpo e levar até uma semana após o contágio para aparecer. Entretanto o Ministério da Saúde alertou para o contágio via beijo, devido ao aumento de casos nos últimos anos e de ter uma alta taxa de mortalidade.
Hepatites
Tipo A: a principal forma de contágio da hepatite A é por meio de fezes contaminadas. É super raro, mas eventualmente ela também pode ser transmitida através do beijo. A hepatite A também provoca febre, diarréia e deixa a pele amarelada. Não existe um tratamento específico para a doença, os médicos indicam muito repouso e nada de bebida alcoólica.
Tipo B: a hepatite B também pode ser transmitida pelo beijo. Para isso acontecer, a pessoa doente tem que ter um machucadinho na boca, corte, ou qualquer coisa que libere sangue. A forma mais comum de contágio dessa doença é pelo contato com sangue contaminado: seringas, transfusões, etc. E nem pense em fazer sexo sem camisinha. A hepatite B afeta o fígado e num estágio mais avançado pode até causar cirrose.
Tipo C: as associações médicas internacionais não consideram o beijo como uma forma de transmissão da doença, assim como o Ministério da Saúde do País. É possível pegar hepatite C tendo contato com o sangue contaminado ou em relações sexuais sem o uso da camisinha. A hepatite C é causada pelo vírus HCV e, em geral, os sintomas levam até 10 anos para se manifestar.
AIDS e o Beijo
Não existe nenhum caso registrado na literatura médica de contágio pelo beijo. Suor, lágrimas, usar o mesmo sabonete, talher ou copo também não transmitem AIDS. No entanto, não deixe de usar camisinha se decidir ir além dos beijos e carícias. Não se esqueça que existem mais de 474 mil pessoas contaminadas pelo vírus no País, segundo Ministério da Saúde. O vírus do HIV precisa de contato de sangue, líquidos corporais como o sêmen ou feridas abertas para ser transmitido.
Prevenção
O intuito desta matéria não é o de evitar que as pessoas se beijem, porém é o de orientar sobre os riscos e como diminuí-los. Sendo assim, segue algumas dicas:
Evitar beijar um número alto de pessoas em um período de tempo curto.
Evitar beijar pessoas com feridas na boca ou com saúde oral precária evidente.
Evite beijar quando você mesmo apresentar lesões ou feridas na boca, pois elas são uma porta de entrada para doenças.
Evitar o uso de “piercing” na cavidade oral, pois podem causar feridas e conseqüentemente extravasamento de sangue durante o beijo.
Manter a boa higiene oral e visitar regularmente o seu dentista para a manutenção da saúde bucal.


Equipe de Odontologia da EEFMT Profª Dagmar Ribas Trindade
Dr. Fábio Augusto Baságlia (CRO-SP: 47327)
Dra. Paola Batista Artioli (CRO-SP: 76588)
Dra. Patrícia Fernanda Ramalho Spina (CRO-SP: 80193)
ASB: Raquel Aparecida de Oliveira (CRO-SP: 1583) 
Elaine Ribeiro (CRO-SP: 15758)

Um comentário:

Sandford disse...

This is a wonderful website the site owner has done a great job thanks.

Ged Online