sexta-feira, 17 de junho de 2011

Começa amanhã a vacinação contra paralisia infantil e sarampo

Começa amanhã a primeira etapa da campanha de vacinação contra a paralisia infantil -poliomielite- no país. Segundo estimativa do Ministério da Saúde, 14 milhões de crianças com menos de seis anos de idade deverão ser imunizadas.

Crianças de um ano até menos de sete devem tomar a vacina contra o sarampo em oito Estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

A campanha contra a doença começaria em agosto, mas foi antecipada devido a um surto que está ocorrendo na Europa. Desde o início do ano, foram notificados 6.500 casos suspeitos no continente, 5.000 deles na França.

De acordo com o Ministério da Saúde, a inclusão dessas unidades da federação foi decidida de acordo com três critérios: tamanho da população, número de pessoas que viajam para o exterior e quantidade de turistas recebidos. A segunda fase da campanha tem início no dia 13 de agosto.

SÃO PAULO

Cerca de 14 mil postos de saúde e 51 mil profissionais participarão dos atendimentos no Estado de São Paulo.

A meta da Secretaria de Saúde do Estado para imunização contra paralisia infantil é atingir 2,67 milhões de crianças, equivalente a 95% das crianças com até 5 anos de idade. Contra o sarampo, a vacinação também pretende chegar a 95% de adesão, o que representa 3,17 milhões de crianças.

A Secretaria de Saúde informou que nenhum caso de paralisia infantil foi registrado no Estado desde 1988.

SINTOMAS

Os principais sintomas do sarampo são febre e manchas avermelhadas no corpo, acompanhados ou não de tosse, coriza e conjuntivite. Nesses casos, segundo a Secretaria de Saúde, a recomendação é para que a pessoa procure imediatamente um posto de saúde e evite contato desnecessário com outras pessoas até que receba avaliação médica. 

Reprodução: Folha.com

Nenhum comentário: