- Se o aluno aparenta preguiça ou desânimo,
- Se o aluno apresenta dificuldade na pronúncia das palavras,
- Se o aluno não atende aos chamados,
- Se o aluno inclina a cabeça, procurando ouvir melhor,
- Se o aluno usa palavras inadequadas e erradas, quando comparadas às palavras utilizadas por outras crianças da mesma idade,
- Se o aluno não se interessa pelas atividades ou jogos em grupo,
- Se o aluno é vergonhoso, retraído e/ou desconfiado,
- Se fala muito alto ou muito baixo,
- Se o aluno pede repetição freqüentemente.
ESSAS CARACTERÍSTICAS PODEM SINALIZAR A PERDA AUDITIVA OU ATÉ MESMO SURDEZ!
SE NA SUA CLASSE HOUVER ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA:
- Converse com os pais. Verifique se eles sabem do problema e se estão procurando algum tipo de ajuda;
- Seja sempre paciente. Em alguns casos é preciso falar de frente para que o aluno compreenda você.
- Mesmo com uma pequena ajuda ele já será capaz de aprender;
- Dê carinho e afeto. Toda criança precisa. Estimule também amizades entre este aluno e os outros.
- No começo pode ser difícil, mas torna-se mais fácil com o tempo;
- Compreenda o problema deste aluno. Saiba tudo sobre ele. Verifique se a perda de audição é temporária ou permanente, se é leve ou grave a ponto de impedir a comunicação do aluno, que então precisará de outros recursos e cuidados.
AJUDE O ALUNO A "OUVIR"
- O aluno com perda auditiva leve ou severa, permanente ou temporária, deve sentar-se o mais perto possível do(a) professor(a); aquele que só escuta de um ouvido deve sentar-se de modo que o ouvido bom fique voltado para o(a) professor(a);
- Se o aluno usar aparelho para surdez, pergunte à mãe como funciona e se as baterias são trocadas regularmente. Enfim, cuide você também para que haja sempre um aproveitamento máximo dó aparelho;
- Agir com calma é fundamental se o aluno tiver dificuldade para entender você;
- Fale olhando diretamente nos olhos dele;
- Fale com simplicidade;
- Não grite, fale claramente, sem elevar a voz;
- Se muitos falam ao mesmo tempo e o aluno parece perdido, ajude-o com palavras simples e explicativas;
- Reforce o conteúdo da fala, sempre que possível, com recursos visuais ou por escrito;
- Lembre-se de não falar quando estiver de costas para os alunos escrevendo no quadro-negro, fale sempre de frente e de forma clara.
Reprodução: Fundação Otorrinolaringologia
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