quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Nossas matérias

A AIDS na Adolescência

"A adolescência é um período da vida caracterizado por intenso crescimento e desenvolvimento, que se manifesta por transformações físicas, psicológicas e sociais. Ela representa um período de crise, na qual o adolescente tenta se integrar a uma sociedade que também está passando por intensas modificações e que exige muito dele. Dessa forma, o jovem se vê frente a um enorme leque de possibilidades e opções e, por sua vez, quer explorar e experimentar tudo a sua volta. Algumas dessas transformações e dificuldades que a juventude enfrenta, principalmente relacionado à sexualidade, bem como ao abuso de drogas ilícitas, aumentam as chances dos adolescentes de adquirirem a infecção por HIV, fazendo-se necessário a realização de programas de prevenção e controle da AIDS na adolescência".
Estudos de vários países tem demonstrado a crescente ocorrência de AIDS entre os adolescentes, sendo que, atualmente as taxas de novas infecções são maiores entre a população jovem. Quase metade dos novos casos de AIDS ocorre entre os jovens com idade entre 15 e 24 anos. Considerando que a maioria dos doentes está na faixa dos 20 anos, conclui-se que a grande parte das infecções aconteceu no período da adolescência, uma vez que a doença pode ficar por longo tempo assintomática.
Hoje, as mulheres representam quase metade dos jovens infectados. Entre os pacientes menores de 13 anos com AIDS, a transmissão ocorre em sua maioria através da mãe, no período gestacional. Entre as mulheres maiores de 13 anos predomina a transmissão sexual (metade dos casos), seguida do contágio por uso de drogas injetáveis. Entre os homens a transmissão por via sexual representa mais de 50% dos casos, sendo que a prática homossexual é responsável por cerca de 30% desses casos. O contágio por uso de drogas injetáveis representa cerca de 20% das infecções entre os homens.

O que Ocorre Após a Infecção pelo HIV:
A pessoa que é infectada pelo vírus HIV é chamada de portador de HIV ou  soropositiva. Quando adquire o vírus, ele vai se multiplicando e pode chegar a milhões.
Enquanto aumentam de quantidade, os vírus vão atacando e destruindo o sistema de defesas do corpo da pessoa (células T4). Isso normalmente demora alguns anos.
Quando o corpo fica com poucas defesas, fica debilitado, começam a surgir os sintomas da AIDS

IMPORTANTE: Todas as pessoas com Aids devem usar a camisinha para evitar que se contaminem com outras doenças transmitidas pelo sexo e para evitar que peguem outros tipos de vírus, pois isso facilita o aumento dos sintomas de Aids em seu corpo e deixam ele mais debilitado.


 Equipe de Fonoaudiologia do ITB Professor Munir José
Julyana Mendes Valário Assad (CRFa: 9062/T3R)

Nenhum comentário: