segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Nossas matérias


A FLORESTA AMAZÔNICA FABRICA A PRÓPRIA CHUVA!


O processo funciona assim: a floresta expele para a atmosfera partículas de origem orgânica, como folhas, esporos de fungos e mesmo moléculas emitidas pelas árvores, que se transformam quimicamente ao entrar em contato com o ar.
Essas partículas são uma espécie de semente de chuva. Tecnicamente são chamados aerossóis, partículas que servem de plataforma em torno das quais a umidade presente no ar consegue se condensar. Além da umidade, cristais de gelo também se aglomeram em torno das partículas.
A umidade vai se condensando e formando a nuvem e, dependendo da quantidade de partículas a nuvem chega a um tamanho crítico e a chuva despenca. Assim a floresta funciona com um reator: as plantas produzem as partículas que atraem a chuva, que por sua vez alimenta as próprias plantas.
Recentemente se mediu pela primeira vez as partículas responsáveis pelo fenômeno, na Reserva Biológica Cuieiras, mantida pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e se constatou que os aerossóis da floresta representam entre 80% a 90% do total de partículas que participam da formação das chuvas da região.
Ou seja, manter a floresta amazônica também significa manter as chuvas, e todos sabemos que a chuva é essencial para a vida, sendo assim, contribuímos também com a vida!
Pensem nisso, destruir uma arvore causa grandes danos para o meio ambiente e para os seres vivos, inclusive para os seres humanos!

Equipe de Enfermagem do ITB Prof. Moacyr Domingos Sávio Veronezi
João Batista Pereira Nunes (COREN: 005030)

Nenhum comentário: