quarta-feira, 30 de março de 2011


Dia da Saúde e Nutrição – 31 de março

A nutrição é um fator essencial na manutenção da saúde. Apesar dos hábitos alimentares, bem como o modo de preparação dos alimentos variarem entre os povos, é indispensável que os nutrientes essenciais sejam ingeridos diariamente em quantidades adequadas.
Os nutrientes presentes nos alimentos de acordo com suas funções podem ser enquadrados em três grupos: plásticos ou estruturais, energéticos e reguladores. Os nutrientes plásticos são representados principalmente pelas proteínas, os açúcares e as gorduras são predominantemente energéticos e os sais minerais são reguladores e plásticos.
Existe uma relação muito forte e direta entre a nutrição e sua saúde bucal, a nutrição tem papel fundamental no desenvolvimento e manutenção de uma boca saudável especialmente os dentes e gengivas. As vitaminas e minerais que você consome dependendo da frequência, tipo de alimento ingerido e quantidade, eles têm a capacidade de fortalecer ou enfraquecer seus dentes e gengivas.
Ao consumir uma dieta balanceada, você poderá experimentar os benefícios de uma saúde oral melhor, e esta dieta equilibrada é aquela rica em frutas, legumes, carnes, produtos lácteos, cereais integrais, e limitada em relação à quantidade de alimentos processados e açúcares.
Opte por alimentos e hábitos alimentares mais saudáveis em sua vida e não se esqueça de beber muita água. Estas mudanças aparentemente pequenas lhe trará benefícios significativos em relação a sua saúde bucal e geral.  

Equipe de Odontologia ITB Prof. Antonio Arantes Filho
Dra. Denise Michelazzo Órfão (CRO: 50322)
Dra. Cinthya Lobo Pradella (CRO: 95863)
ASB João Batista de Araújo.


Nenhum comentário: