segunda-feira, 7 de março de 2011

Nossas Matérias

DIA DA SAÚDE E NUTRIÇÃO

Quando nos alimentamos, nem sempre imaginamos que certos alimentos fazem bem ou não para o nosso organismo, afetando nossa saúde. Geralmente alimentos que não fazem bem para o nosso corpo, também não fazem bem para a nossa boca, dentes, gengiva e estrutura óssea.

O QUE É UMA NUTRIÇÃO ADEQUADA?

É a ingestão de uma dieta equilibrada para que o seu corpo assimile os nutrientes necessários para um bom desenvolvimento com saúde.
As substâncias que ingerimos são fundamentais para a formação dos músculos, ossos, pele e sangue, se não fizermos uma boa alimentação saudável, estaremos mais vulneráveis às infecções e com baixa defesa para combatê-las.
Uma boa alimentação deverá ser feita com esses grupos de alimentos: carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas, minerais e água.

POR QUE É IMPORTANTE TER UMA ALIMENTAÇÃO CORRETA?

A nutrição é fundamental para uma boa saúde bucal, quando a criança não se alimentou corretamente nos primeiros anos de vida, isso poderá acarretar uma má formação óssea, da mucosa e dos dentes.
Uma dieta rica em açucares e substâncias químicas que estão escondidas em alimentos industrializados irá produzir ácidos que atacam a gengiva, ossos e os dentes, eles grudam nos dentes, fazendo com que o esmalte fique poroso, começando assim o processo da cárie. Quando temos os dentes comprometidos pela cárie, a falta deles ou gengivite, podemos sentir dor e desconforto, dificultando muito a mastigação, fazendo com que os alimentos não sejam triturados corretamente, podendo acarretar um problema gástrico (o estômago terá que jogar mais ácido clorídrico para dissolver os alimentos) ou não conseguirmos nos alimentar, causando desnutrição. Algumas crianças pequenas podem sofrer desnutrição pela falta dos dentes ou dor na mastigação.
 Porém existem também alguns alimentos que ajudam na limpeza dos dentes, chamamos de “alimentos detergentes” como: frutas, legumes, queijo. Como eles são mais fibrosos, na hora da mastigação eles acabam ajudando na remoção da placa bacteriana, estimulando a produção de saliva, o que é fundamental para a nossa cavidade bucal.
Portanto, ter uma alimentação saudável é ter saúde!

Equipe:
Odontologia "ITB Brasílio Flores de Azevedo"

Nenhum comentário: