segunda-feira, 14 de março de 2011

Nossas Matérias

Adolescentes que tomam café-da-manhã são mais magros
Com a volta às aulas, os adolescentes acordam cansados porque ainda estão fora do ritmo e costumam ignorar o café-da-manhã. Um hábito ruim que aumenta as chances para o ganho de peso e baixo rendimento escolar.
Sem comer pela manhã, os adolescentes chegam ao lanche do intervalo com fome e abusam de alimentos calóricos, ricos em gorduras e carboidratos. Isso condiciona o organismo de maneira errada. O ideal é se alimentar a cada três horas de forma equilibrada", alerta a nutricionista Adriane Alves Marchisete.
Os adolescentes que tomam café-da-manhã diariamente comem mais em quantidade, mas tem peso menor do que aqueles que pulam a primeira refeição do dia, segundo um estudo divulgado nos Estados Unidos. O estudo confirma o que outras pesquisas já mostraram: os jovens que pulam o café da manhã tendem a ganhar mais peso e, por isso, sofrem um risco maior de obesidade.
Os consumidores de café-da-manhã consomem uma quantidade maior de energia, carboidratos e fibras, mas menores porcentagens de calorias de gordura saturada. Pessoas que tomam o café-da-manhã diariamente são mais ativas do que os que pulam a refeição, afirma o estudo.
A nutricionista ainda lembra que o café-da-manhã é também um momento oportuno para ingestão de leite e seus derivados, fontes de cálcio e vitamina D. "O cálcio é essencial para a formação dos ossos e prevenção de osteoporose. Já a vitamina D auxilia na absorção de cálcio", destaca. Não é necessário abusar, a refeição matinal deve representar 25% das calorias que consumirá ao longo do dia.

- Recomendações alimentares:

  • Fazer exercícios físicos regularmente. Procurar mexer-se mais: dançar, ajudar na limpeza da casa e passear no quarteirão de casa

  •  Procurar realizar as refeições em horários regulares

  • Evitar realizar as refeições frente à televisão

  • Mastigar bem os alimentos

  • Beber bastante líquido

  • Evitar beber refrigerantes

  • Procurar comer frutas e verduras diariamente

  • Preferir preparações assadas ou cozidas às frituras; por exemplo, na escola, em vez de coxinha ou rissoles, escolher um "lanche" assado como esfiha; 

    Referências:

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u378057.shtml
    http://www.nutrociencia.com.br/upload_files/arquivos/nutricao%20na%20adolescencia.pdf
     

     

    Equipe:

    Fonoaudiologia do ITB Professora Maria Sylvia Chaluppe Mello 
    Nathália Leite Alves - CRFa: 16380

Nenhum comentário: