segunda-feira, 23 de abril de 2012

Nossas matérias


Fones de ouvido modernos são ameaça à audição

Os populares fones de ouvido usados com iPods e outros players de música podem ter design e praticidade superior aos volumosos fones externos que recobrem a orelha, mas fazem mais estragos aos ouvidos dos usuários, afirma um pesquisador norte-americano. "Ninguém sabe ao certo" os níveis de volume que os usuários ouvem música, mas "o que sabemos é que jovens gostam de música alta e raramente se preocupam com a possibilidade de perderem capacidade auditiva", disse Dean Garstecki, diretor do departamento de ciências da comunicação da universidade Northwestern, à Reuters Health.
Os fones de ouvido utilizados são colocados diretamente dentro do ouvido e podem ampliar a música em até 9 decibéis - algo comparável à diferença sonora entre um rádio-relógio e um cortador de grama, disse Garstecki. E para piorar a situação, os fones de ouvido geralmente não se encaixam perfeitamente no ouvido e permitem a entrada de som externo, o que faz com que os usuários aumentem ainda mais o volume do player de música.
Ao aumentar o volume para abafar o barulho externo as pessoas "não percebem que podem estar causando alguns danos" à audição, disse Garstecki. O risco não está restrito apenas aos usuários de players de música digital. Fones de ouvido são usados também em aparelhos de CD portáteis, celulares e walkmans. Fonoaudiólogos alertam sobre o potencial risco de perda de audição associada ao uso destes fones desde a década de 1980.
E agora, com durações de baterias maiores e elevada capacidade de armazenagem de música dos players de MP3 em relação aos aparelhos de CD e walkmans, os usuários passam mais tempo com eles no ouvido. "É a combinação de alta intensidade com longa duração que cria o problema com o iPod", disse Garstecki.
A eliminação dos atraentes fones de ouvido do iPod pela adoção de modelos externos com almofadas que recobrem a orelha pode ser uma medida impensável para os usuários preocupados com estilo. Para este grupo, Garstecki recomenda a prática da regra de 60%/30 minutos. Os usuários devem ajustar os volumes de seus players para níveis de não superiores a 60% da capacidade máxima de som e utilizar os fones por até 30 minutos por dia.
Quem usa os fones externos a um volume de 60% pode ouvir música de seus aparelhos por até uma hora por dia. Já aqueles que ouvem a volumes inferiores podem usar os dispositivos por muitas horas a mais.
Há também modelos de fones de ouvido que cancelam barulhos externos e são uma opção para quem quer estilo sem riscos à audição. Estes aparelhos, apesar de mais caros e mais visíveis, eliminam ou minimizam os sons do ambiente o que faz com que o usuário não tenha que aumentar o volume do player.

Fonte:

Equipe de Odontologia ITB Professor Hércules Alves de Oliveira
Dra. Fabiana Ferreira Nardi (CRO: 76774)
Dra. Paola Batista Artioli (CRO-SP: 76588)
ASB: Daysi Janette Marin (CRO: 16204)

Nenhum comentário: