quinta-feira, 5 de julho de 2012

Nossas matérias


Doenças Oculares


Veja abaixo algumas doenças oculares:

 

Miopia

Quando o olho anatomicamente está maior que o tamanho normal, o raio luminoso não consegue atingir a Retina. A imagem forma-se antes da Retina. Sua correção é feita através de lentes divergentes (negativas).

 

Hipermetropia

Quando o olho anatomicamente está menor do que o tamanho padrão. A imagem se forma após a Retina. Sua correção é feita através de lentes convergentes (positivas).

 

Astigmatismo

Geralmente é causado por córnea não esférica como se fosse uma bola de “futebol americano”. Isto é, com raios de curvaturas diferentes.
Este formato irregular faz com que parte da imagem forme-se na retina e outra parte antes ou depois da Retina. Pode também ser do cristalino ou estruturas residuais. Sua correção é feita com lentes cilíndricas.

 

Presbiopia

A Presbiopia é a perda da acomodação visual relacionada à idade, também conhecida como “Vista Cansada”. Acredita-se que a Presbiopia seja o resultado da redução da elasticidade do cristalino e/ou dos músculos ciliares. Conseqüência da presbiopia é a dificuldade de alterar o foco de uma distância para outra. Os indivíduos que não precisam de óculos para enxergar à distância, por exemplo, geralmente notam uma dificuldade em ler materiais impressos. Enxergam embaçado, como mostra a imagem.
Aproximadamente aos 45 anos de idade, a maioria das pessoas necessita de algum tipo de lente corretiva, óculos, por exemplo, para lidar com os efeitos da Presbiopia.

 

Olho Seco

Olho seco é um termo usado para descrever um grupo de diferentes doenças e condições que resultam da umidade e lubrificação inadequadas do olho. Apesar de milhões de pessoas sofrerem de olho seco, normalmente é difícil de ser diagnosticado. Pode ser facilmente confundido com outras condições, tais como infecções ou alergias oculares. Além disso, o excesso de lágrimas causadas por choro, tempo frio, entre outros fatores, também pode causar os sintomas de olho seco.

O que pode causar o olho seco?
Há várias anormalidades diferentes que podem causar o olho seco, tais como diminuição da produção de lágrimas, evaporação excessiva, problemas com o piscar, entre outros. Muitos fatores influenciam para a causa do olho seco.

 

Radiação UV

A incidência direta dos raios ultravioleta no olho humano ocasiona lesões oculares, que gradual e cumulativamente, podem resultar na perda total da visão. As lesões oculares mais comuns causadas pelo excesso de sol são a queda da percepção de detalhes pela mácula - parte da retina responsável por esta função - e a formação da catarata, problema ocular grave, de maior incidência no mundo.
A radiação ultravioleta é dividida de acordo com o comprimento de onda em raios UVB (286 a 320nm) e UVA (320 A 400nm). Este espectro de luz ultravioleta é invisível ao olho humano, porém pode causar danos imediatos e tardios na sua visão. A camada de ozônio estratosférica absorve parte da radiação UV e o olho absorve o resto em suas camadas mais externas.

 

Fotofobia

Fotofobia é o nome dado à sensibilidade excessiva à claridade e a luz solar. Tal sensibilidade ocorre quando as células fotossensíveis da retina recusam o excesso de luz e provoca o desconforto.

Tratamento da fotofobia
O tratamento para a fotofobia é variável, pois depende da causa que a gerou. Em casos originados a partir de doenças necessita-se trata-la o quanto antes, mas em casos onde não há nenhum tipo de doença não há tratamento. Nesse caso, o importante e o que se tem a fazer é se habituar à claridade ou utilizar lentes/óculos que protejam os olhos contra a claridade. São raros os casos em que a fotofobia se manifeste em olhos normais, mas pode acontecer dependendo do tamanho das pupilas, pois quanto maior as pupilas mais luz chegará às córneas e quanto menor forem, menor será a ocorrência desta.

 

Acanthamoeba

A Acanthamoeba é uma causa importante de infecção nos olhos de usuários de lentes de contato, sendo que os usuários de lentes gelatinosas estão sob maior risco. Essa infecção pode levar à ceratite, ou seja, inflamação da córnea, que pode ser muito dolorosa, de difícil tratamento e eventualmente causar cegueira. A higiene inadequada das lentes de contato é considerada o principal fator de risco.

 

Pterígio

O pterígio, conhecido popularmente como "carne no olho", é um tecido fibroso e vascularizado que cresce sobre a córnea. Esta lesão pode manter-se pequena ou crescer até interferir com a visão. O pterígio se localiza com maior frequência no canto interno dos olhos, porém pode aparecer no ângulo externo.

O que causa?
A causa exata não está definida por completo, porém o pterígio é mais frequente em pessoas expostas à luz do sol ou que passam muito tempo ao ar livre, em especial durante o verão. A exposição prolongada à luz solar, sobretudo aos raios ultravioletas e a irritação crônica do olho parecem desempenhar um papel importante na sua etiologia.
A doença tem grande incidência nas populações que vivem em regiões mais próximas à linha do Equador, como o Nordeste brasileiro.

 

Daltonismo

O daltonismo é uma doença que afeta a retina do globo ocular. Na retina se encontram dois tipos de células, cones e bastonetes que fazem possível a visão. Os cones são responsáveis pela percepção das cores. Estas células sofrem uma alteração genética que impedem de perceber as cores de forma convencional.
Para que a pessoa tenha uma visão perfeita ela precisa ter três tipos de cones em perfeitas condições (cones normais).


Equipe de Enfermagem do ITB Prof. Moacyr Domingos Sávio Veronezi
João Batista Pereira Nunes (COREN: 005030)

Nenhum comentário: