quarta-feira, 27 de junho de 2012

Nossas matérias


Dia Internacional de Combate as Drogas

Drogas lícitas: são aquelas permitidas por lei. Exemplos: álcool, tabaco e medicamentos enquanto prescritos por profissional de saúde e utilizados de acordo com a prescrição.
Drogas ilícitas: são aquelas proibidas por lei, de uso contrário ao direito. Exemplos: heroína, cocaína, maconha, etc.
Nos dias de hoje, nos chama a atenção e nos preocupam, os jovens começando a usar drogas mais cedo, ainda crianças, e raramente usam uma droga só - eles fazem uso de várias drogas simultaneamente, a começar pelo álcool.
E é certo que a intoxicação, os prejuízos e a overdose, como o risco de dependência aumentam. Temos um novo perfil de dependentes nesse século: são mais jovens e poliusuários, isto é, usam várias drogas simultaneamente.
Dessas drogas uma das mais preocupantes é o álcool, pois seu consumo é permitido por lei para maiores de 18 anos e é encontrada facilmente a venda. Apesar de sua venda e consumo serem proibidos para menores de 18 anos, na prática não é assim que acontece, pois a lei nem sempre é obedecida.
Do ponto de vista médico, o alcoolismo é uma doença crônica, com aspectos comportamentais e socioeconômicos caracterizado pelo consumo excessivo do álcool, na qual o usuário se torna progressivamente tolerante à intoxicação produzida pela droga e desenvolve sinais e sintomas de abstinência, quando a mesma é retirada.
Uma das características mais importantes do alcoolismo é a negação de sua existência por parte do usuário. Raros são aqueles que reconhecem o uso abusivo de bebidas, passo considerado essencial para livrarem-se da dependência.
A maioria dos tratamentos busca ajudar as pessoas a diminuir o consumo de álcool, seguido pôr um treinamento de vida ou suporte social de modo que ajude a pessoa a resistir ao retorno do uso de álcool. Como o alcoolismo envolve múltiplos fatores que incentivam a pessoa a continuar a beber, todos estes fatores devem ser suprimidos para que se previnam com sucesso os casos de recaídas. Primeiro é feita uma desintoxicação visando 100% da abstinência de álcool e após existem diversas formas de terapia em grupo ou psicoterapia que podem ser usadas para lidar com os aspectos psicológicos subconscientes que são relacionados à doença do alcoolismo, assim como proporcionar a aquisição de habilidades de prevenção às recaídas.

Bibliografia:

Equipe de Odontologia do ITB Professor Moacyr Domingos Sávio Veronezi
América Cristiane Leal do Nascimento (CRO: 74265)
Cristiane Costa (CRO: 54125)
Marilda Aparecida Lopes (CRO: 15137)

Nenhum comentário: