quarta-feira, 27 de junho de 2012

Nossas matérias

ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS AFETAM A SAÚDE DOS DENTES

Como todo mundo já sabe, o álcool faz mal à saúde como um todo, e também faz mal aos dentes e tecidos da boca. Os principais efeitos do uso de cocaína, do crack e do álcool na boca e nos dentes são:

Diminuição da quantidade de saliva (xerostomia). Este fato leva à chamada “boca seca”, que causa prejuízos à mucosa da boca (lesões no tecido gengival e mucosas), e também  acaba causando cáries , pois normalmente a saliva tem fatores de proteção contra o ataque de cárie, devido à presença de imunoglobulinas na saliva.Com a ausência da saliva, os dentes ficam desprotegidos , fator que pode provocar um processo de desmineralização da superfície do esmalte e também multiplicação de bactérias e outros micro-organismos. Com a desmineralização, ocorrem mais facilmente as lesões de cárie.

Redução da capacidade tampão da saliva: Esta capacidade existe para manter o PH da boca estável, e consequentemente o meio bucal fica mais ácido, o que também provoca desmineralização da superfície dentária, facilitando a ocorrência de cáries e erosão dentária, que seria o desgaste da superfície dental, causando sensibilidade dentinária e podendo levar até mesmo à perda dos dentes.

Diminuição do cálcio presente na saliva: este fator por si só já facilitaria o processo de desmineralização com suas consequências.

Problemas periodontais: A gengiva e tecidos vizinhos são afetados pela ausência da saliva e minerais contidos nela, tornando-se mais frágil e dando início a um processo de agravamento de gengivite (inflamação gengival) e levando a estados graves de doenças da gengiva, com conseqüente perda dentária por afetar os tecidos que suportam os dentes.

Estes motivos, aliados aos problemas de saúde geral, física e psíquica, que devem ser levados em consideração para que sempre nos mantenhamos longe de todo e qualquer tipo de droga, inclusive o álcool.


EEFMT Professora Maria Theodora Pedreira de Freitas
Dra. Maria Lucia Bertolozzi (CRO: 36134)

Nenhum comentário: