sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Nossas Matérias

Cárie e Alimentação


A cárie é uma doença infecto-contagiosa multifatorial, ou seja, pode ser passada de um indivíduo para o outro e depende de vários fatores para que se instale na cavidade bucal. A sua evolução é fortemente influenciada pelo estilo de vida do indivíduo – o tipo de alimentação, os cuidados com a higiene bucal, a regularidade com que frequenta o consultório odontológico e a presença de flúor na água de abastecimento e nos cremes dentais.
A cárie é uma doença e, se não for tratada, acarretará em grande perda da estrutura dental, levando à inflamação da polpa (nervo). Poderá haver dor intensa e uma conseqüente necrose da polpa (morte do nervo), causando infecções que podem se agravar seriamente.
Para evitar o surgimento das cáries deve ser realizada uma boa higiene bucal, sendo esta uma das medidas mais eficazes para a prevenção. Consiste basicamente no uso diário de fio dental e na escovação com creme dental fluoretado após todas as refeições.
Uma alimentação saudável, uma dieta equilibrada – para que o corpo possa assimilar os nutrientes necessários para a boa saúde – também é muito importante na prevenção das cáries.
Se a dieta for pobre em nutrientes essenciais ao corpo, a saúde bucal estará mais vulnerável às infecções. O consumo excessivo de açúcares presentes em alimentos como bolachas, balas, doces, chicletes, refrigerantes, sorvetes e chocolates faz com que as bactérias presentes na boca produzam ácidos causadores das cáries.
Em contrapartida, existem alimentos que ajudam a prevenir as cáries, como o leite e o queijo, que são capazes de diminuir a acidez na boca, protegendo os dentes. Outros alimentos aliados à saúde bucal são: arroz, feijão, maçã, cenoura, castanha, avelã, frutas, legumes e verduras.
Portanto, para que se tenha uma boa saúde bucal, prevenindo cáries e outras doenças, é necessário ter uma ótima higiene bucal, aliada a uma alimentação equilibrada, que fornecerá todos os nutrientes necessários para uma boa saúde geral.

Referências:
www.colgate.com.br
www.infoescola.com.br
www.santaapolonia.com
www.chasqueweb.ufrgs.br


Equipe de Odontologia ITB Professor Antonio Arantes Filho
Cinthya Lobo Pradella (CRO: 95863)
Denise Michelazzo Órfão (CRO: 50322)
João Batista de Araujo (CRO: 11536)

Nenhum comentário: