Refrigerantes: um problema para os dentes
Nas diversas regiões do Brasil, as pessoas usam palavras diferentes para identificar um refresco adocicado e gaseificado — o refrigerante. Porém, não importa o nome que se use, trata-se de algo que pode provocar sérios problemas de saúde bucal.
Os refrigerantes destacam-se como uma das fontes mais importantes de cárie dental presentes na dieta, atingindo pessoas de todas as idades. Ácidos e subprodutos acidíferos do açúcar presente nos refrigerantes desmineralizam o esmalte dental, contribuindo para a formação das cáries. Em casos extremos, o esmalte desmineralizado combinado com escovação inadequada, bruxismo (hábito de ranger os dentes) ou outros fatores pode levar à perda dental.
Em alguns casos mais graves o excesso de refrigerantes e sucos ácidos podem causar a erosão ácida que acontece quando o esmalte dental (a superfície dura do dente) é exposto à ácidos (de alimentos, bebidas ou do estômago), ele amolece temporariamente e perde parte de sua proteção. A saliva ajuda a neutralizar a acidez, restaura o equilíbrio natural da boca e lentamente remineraliza o esmalte dentário, entretanto, como o processo é lento, se o ataque ácido ocorrer com freqüência, o dente não tem tempo de se recuperar.
O QUE FAZER?
Crianças, adolescentes e adultos podem se beneficiar com a redução do número de refrigerantes que consomem e também com as terapias bucais disponíveis. Algumas medidas que você pode tomar:
- Substitua o refrigerante por bebidas que contenham menos açúcar e ácido.
- Faça um bochecho com água para remover vestígios da bebida.
- Evite prolongar o tempo que o esmalte fica exposto aos ácidos, opte por utilizar um canudo que chegue até a parte posterior da boca.
- Não escove os dentes imediatamente após consumir alimentos e bebidas ácidas já que o esmalte está muito amolecido e vulnerável. É melhor aguardar 1 hora para escová-los.
Mantenha uma alimentação balanceada e com alimentos nutritivos, essa é a melhor forma de evitar doenças, inclusive a cárie. Tenham na geladeira bebidas como água, leite e suco de fruta 100% natural. - Use creme dental com flúor, pois a solução reduz as cáries e fortalece o esmalte dental.
- Visite o seu dentista regularmente e faça aplicação de flúor com o profissional.
- Reduzindo a quantidade que você ingere, praticando uma boa higiene bucal e buscando ajuda com seu dentista, você pode neutralizar seus efeitos e usufruir de uma saúde bucal melhor.
Fonte de Pesquisa:
http://multioral.com.br/blog/index.php/2009/06/24/refrigerantes-um-problema-para-os-dentes/
http://multioral.com.br/blog/index.php/2009/06/24/refrigerantes-um-problema-para-os-dentes/
http://equilibriumodontologia.blogspot.com/2011/03/refrigerantes-um-problema-para-os.html
Equipe de Enfermagem EEFMT Professora Dagmar Ribas Trindade
Patrícia Martins de Mendonça (COREN: 021774)
Nenhum comentário:
Postar um comentário