terça-feira, 4 de outubro de 2011

Nossas Matérias

FLÚOR

1-    O flúor faz mal à saúde?
Não. O flúor é benéfico, pois reduz a cárie dentária, um grande problema de saúde que afeta a população. Porém, deve ser ingerido na dosagem correta, para haver a prevenção sem efeitos colaterais.

2 - De que maneira o flúor fortalece o dente?
Ele deve estar presente na saliva e, consequentemente banhando os dentes, interferindo nos microorganismos produtores de cárie e alterando os cristais do esmalte, tornando-os mais resistentes ao ataque da cárie.

3 - Quais as formas de se usar o flúor?
O flúor pode ser ingerido através da água de abastecimento público e do sal de cozinha e pode ser adicionado no leite (geralmente em programas alimentares em escolas) sob a forma de comprimidos ou gotas. Essas formas são chamadas de “sistêmicas”, porque têm um metabolismo próprio no corpo humano. O flúor pode ser usado localmente nos dentes por meio de cremes dentais (pastas de dentes), bochechos, aplicações tópicas realizadas por dentistas ou ainda por vernizes fluoretados.

4 - Deve-se tomar flúor na gravidez para benefício da criança?
Não se deve tomar flúor na gravidez, pois a mãe recebe normalmente o flúor sistêmico, através da água, por exemplo. Uma pequena parte de flúor chega até o feto.

5 - A aplicação tópica periódica de flúor em crianças funciona? E nos adultos?
A aplicação periódica de flúor em crianças funciona, reduzindo o risco de cárie. A frequência maior, em geral, é mais benéfica. Já a aplicação tópica em adultos reduz a incidência de cárie, embora com resultados mais modestos do que em crianças. Deve-se lembrar que a interrupção do uso de flúor pode aumentar ligeiramente o aparecimento de novas cáries.

6 - Quando se deve fazer a primeira aplicação de flúor na criança?
A primeira aplicação de flúor deve ser feita o mais precocemente possível, isto é, após o nascimento dos dentes de leite.

7 - O flúor interfere na doença gengival?
Não. Somente de forma indireta, pela redução da cárie.

8 - Nas cidades onde existe fluoretação de água, há problema em usar pasta ou bochecho com flúor?
Não há problema em usar pasta ou bochecho com flúor em cidades com fluoretação das águas, desde que não ocorra ingestão da pasta ou da solução do bochecho.

9 - Faz mal a criança engolir pasta com flúor?
Não é recomendável. Se ocorrer a ingestão sistêmica (sempre que escovar os dentes) por muitos anos, esta poderá causar a fluorose dentária. O volume de pasta a ser colocado na escova deve ser limitado a 0,5 cm. A ingestão ocasional não traz maiores problemas.

Fonte: Guedes-Pinto. Odontopediatria. Editora Santos, 8ªed, p.1048.

Equipe de Odontologia da EEFMT Profª Dagmar Ribas Trindade
Dr. Fábio Augusto Baságlia (CRO-SP: 47327)
Dra. Paola Batista Artioli (CRO-SP: 76588)
Dra. Patrícia Fernanda Ramalho Spina (CRO-SP: 80193)
ASB: Raquel Aparecida de Oliveira (CRO-SP: 1583)
ASB: Elaine Ribeiro (CRO-SP: 15758)

Nenhum comentário: