sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Nossas Matérias

A Importância da amamentação para desenvolvimento dos dentes

A amamentação é muito importante nos primeiros meses de vida, pois ela supre os nutrientes necessários, sacia a sede do bebê, além do contato físico com a mãe que propiciam na segurança da criança. Estes fatores são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento da criança, pois também estabelecem a respiração adequada pelo nariz, previne o aparecimento de amigdalites, pneumonias e outras doenças do trato respiratório.
A sucção é o primeiro estímulo do bebê responsável pelo crescimento crânio-facial. E através deste estímulo que a mandíbula desenvolverá. Devido a este fato a musculatura externa e interna deverá ser estimulada para estabelecer as funções fundamentais como: respiração, mastigação, deglutição e fala.
O estímulo da sucção favorece o gasto de energia do bebê, importante para que haja o desenvolvimento da ossatura e musculatura oral, desta forma haverá um crescimento harmonioso da face e dentição. Uma maxila bem desenvolvida irá favorecer melhor alinhamento dos dentes, diminuindo assim a necessidade do uso de aparelhos ortodônticos e melhor articulação da produção da fala.
Com o passar dos meses, a criança começará a se alimentar de sólidos. Então, inicia-se o processo de mastigação que é um ato aprendido após a erupção dos dentes decíduos. Esta função é a mais importante do sistema sensório-motor oral e deve ser estimulada com o consumo de alimentos duros, secos e fibrosos. Aproximadamente aos quatro anos de idade, a criança terá sua mastigação amadurecida e esta deverá ser realizada através de movimentos rotatórios de mandíbula, alternados e bilateral. Caso a mastigação seja unilateral, poderá causar alteração de oclusão dentária e assimetria facial.

Referências Bibliográficas:
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/arquivos/saudebucal/nascendo_cresc_viv.pdf
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?3032
http://bebe2000.com.br/bebe-0-a-1/acompanhamento-medico/arcada-dentaria/
http://www.herbanario.com.br/dentinhos.htm

Equipe de Fonoaudiologia EEFMT Profª Dagmar Ribas Trindade
Fga. Daniela Ignácio Pacheco (CRFa. 15.845)
Fga. Natalia Moribe Hataiama (CRFa. 17.016)

Nenhum comentário: