A Comunicação e a Gagueira
Olá internautas que acompanham o nosso Blog!
Recentemente, vimos desenvolvendo atividades em nossa escola voltadas para a promoção da comunicação. Entendemos que a comunicação é um tema de extrema relevância na vida de qualquer pessoa visto a importância que ela tem para realização de atividades cotidianas e é por meio de uma boa comunicação que se obtém sucesso nos objetivos desejados.
Observamos também a crescente violência nos lugares que convivemos e no mundo inteiro. Certamente, se aprendêssemos a nos comunicar melhor, diminuiríamos a ocorrência desse problema terrível.
Vários são os fatores que interferem na comunicação. Um deles é a fluência.
Pode-se dizer que nenhuma pessoa no mundo é fluente 100% em sua comunicação. Existem disfluências que são comuns a todos os falantes, mas que de certa forma são toleráveis porque não prejudicam a transmissão da mensagem.
Por outro lado, existem as disfluências que são consideradas gagas, ou seja, ocasionam “quebras na continuidade das unidades da linguagem” (ASHA, 1999) e geram reações nos interlocutores de maneira que a mensagem se perde.
Daí é que nos lembramos da diversidade que nos caracteriza como seres humanos e da importância do respeito a essa diversidade. A gagueira é uma característica de algumas pessoas. Existem intervenções especializadas que minimizam o prejuízo que ela pode trazer para a comunicação.
Nós, enquanto pais e educadores devemos ter consciência da importância de uma avaliação especializada, que é feita por um fonoaudiólogo, para a detecção precoce da gagueira. Além disso, sabe-se que o prognóstico é mais favorável quanto antes ocorrer sua identificação e intervenção.
Enquanto pessoas que convivem e respeitam a diversidade, podemos adotar algumas dicas para facilitar a comunicação com a pessoa que gagueja. Aí vão algumas:
- Não corrija, não peça para falar direito ou mais devagar;
- Não peça para respirar ou pensar antes de falar;
- Não interrompa ou apresse sua fala;
- Preste atenção ao conteúdo da fala e não à forma (disfluências);
Dia 22 de outubro é o Dia Internacional de Atenção à Gagueira e é mais uma oportunidade para refletir sobre a comunicação e o respeito!
Equipe de Fonoaudiologia EEFMT Professora Maria Theodora Pedreira de Freitas
Luciane Barufi de Macedo (CRFa: 11031)
Renata Cano Ferreira Freitas (CRFa: 14332)
Nenhum comentário:
Postar um comentário