quarta-feira, 19 de outubro de 2011

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Saiba lidar com quem gagueja!

As causas da gagueira, chamada por especialistas de disfluência da fala, são um verdadeiro mistério. Várias pesquisas sugerem que ela pode ser genética, decorrente de problemas fisiológicos ou de origem psicológica. Mas nenhuma é definitiva. Não existem provas de que uma emoção forte leve a gagueira.
A insegurança e o medo do ridículo geram tanta pressão que as conseqüências são terríveis: a gagueira se agrava, o aluno se isola e seu rendimento cai. Portanto, a atitude positiva dos adultos e dos colegas de classe é essencial, todos devem ter paciência e evitar interromper o aluno ou chamar a atenção dele. Quando criança, ele se importa mais com o que quer falar do que como fazer isso, como não percebe se está se expressando corretamente, não se sente rotulado nem deixa de conversar. Mas, se o adulto ressaltar os seus "erros", a criança começa a dar muita importância ao jeito de falar e fica com medo de abrir a boca outra vez. Isso pode transformar o que seria algo natural da idade em gagueira.
É possível que o problema não se agrave e acabe com o tempo, mas a baixa auto-estima, a dificuldade de se socializar e a insegurança ficam. Enfrentar isso na infância pode tornar o jovem frustrado e inseguro no futuro.
Abaixo, seguem algumas dicas de como tratar um amigo que tem gagueira e o que evitar fazer:
  • Tratá – lo (a)  como os demais durante uma conversa. 
  • Dar atenção ao que ele (a) diz e não a como se expressa. Se ele (a) estiver ansioso (a), diga que você tem tempo e não o interrompa. 
  • Incentivar a participação dele (a) nos dias em que apresentar mais facilidade para falar. 
  • Repetir de forma espontânea o que ele (a) disse, tornando a conversa natural. Ao ver que foi compreendida, ele (a) dará menos importância ao modo como se expressa.
 O que Evitar:
  • Falar para o colega parar de gaguejar. 
  • Pedir para pensar ou respirar antes de falar (isso atrapalha porque o pensamento, a respiração e a fala ocorrem naturalmente).  
  • Responder por ele (a) ou terminar suas palavras.  
  • Propor que pare a frase no meio e recomece.  
  • Demonstrar impaciência, irritação ou desconforto em relação a como ele (a) fala. 
  • De maneira nenhuma fazer chacotas com o (a) colega, pois só pioram o problema.
Fonte:
http://educador.brasilescola.com/sugestoes-pais-professores/como-proceder-com-criancas-que-gaguejam.htm

Equipe de Fonoaudiologia ITB Brasílio Flores de Azevedo
Fga. Camila Peres Passos (CRFa: 16867)

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