quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Nossas matérias


DIABETES


Diabetes é uma doença crônica, que tem como principal característica a deficiência relativa à produção ou a ação da insulina produzida pelo pâncreas.
Essa deficiência causa um desequilíbrio no metabolismo do diabético principalmente em relação a glicose (açúcares), a gorduras e as proteínas presentes em sua corrente sanguínea. Os sintomas são agudos, e se não houver o diagnóstico e tratamento adequados, as complicações podem ser graves, e crônicas.
Existem os seguintes tipos de diabetes: diabetes tipo I, diabetes tipo II e diabetes gestacional.
 
Diabetes Tipo I – também conhecida como diabetes juvenil, ou Mellitus, ocorre quando o pâncreas diminui ou para a produção de insulina. Ocorre em pessoas jovens, normalmente abaixo dos 35 anos, podendo inclusive acometer crianças. O diabético tipo I é insulinodependente, ou seja, depende da aplicação da insulina que deixou de produzir, geralmente através de uma ou mais injeções de insulina por dia. O tratamento consiste, portanto, da reposição da insulina, de dieta alimentar, sendo abolidos da alimentação os doces e evitando alimentos gordurosos, pelo acompanhamento médico e controle da glicemia.
 
Diabetes tipo II – é conhecida como diabete de adultos, por ocorrer em pessoas acima dos 40 anos. Tem como característica principal a resistência das células a ação da insulina. A diabete tipo II não torna a pessoa insulinodependente, e ocorre geralmente em pessoas acima do peso. O tratamento indicado nesse caso é a dieta alimentar, abolindo doces e evitando alimentos gordurosos, e o uso de medicamentos orais, que permitem controlar a glicemia.

Diabetes gestacional  – ocorre somente durante a gestação, sendo que depois do nascimento do bebê, a doença desaparece. Tem as mesmas características do diabetes tipo II. O tratamento consiste em dieta alimentar e, eventualmente, podem ser necessárias injeções de insulina.


 Os sintomas são os mesmos em todos os tipos de diabetes. São eles:
  • Urina frequente, inclusive durante a noite;
  • Sede excessiva;
  • Fome exagerada;
  • Cansaço, fadiga e tontura;
  • Presença de glicose na urina;
  • Perda de peso inexplicável;
  • Demora para cicatrizar feridas e machucados;
  • Alterações na visão, visão borrada;
  • Frequência de infecções mais alta do que a normal.

As complicações na saúde do diabético são várias, como, por exemplo, a deficiência renal e visual, causada pelo excesso de açúcar no sangue.
Diabetes é uma doença que não tem cura, porém, nos últimos anos a qualidade de vida dos diabéticos aumentou bastante.
Atualmente estão sendo desenvolvidas pesquisas relativas a transplantes das ilhotas do pâncreas. Essa é uma esperança de cura para o diabetes.

 

Dieta Alimentar



Modificar a dieta para limitar carboidratos ou amidos e, em consequência, os níveis de glicose no sangue, é sugerido para auxiliar os pacientes do tipo II, especialmente no início do curso de progressão da doença. Além disso, a perda de peso é recomendada e é muitas vezes útil em pessoas que sofrem deste tipo de diabetes pelas razões discutidas anteriormente.

Fonte: http://www.infoescola.com/

Equipe de Odontologia ITB Brasílio Flores de Azevedo
Carolina Alves Midlej (CRO: 86523)
Francine Trigo Rachid de Oliveira (CRO: 60867)
Ricardo Batista Silva (CRO: 59038)
Andréia Ferreira Quintana (CRO: 14085)
Lindalva Rodrigues de Meneses (CRO: 17867)

Nenhum comentário: