segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Nossas matérias


Fibras alimentares no controle do diabetes

A maioria de nós ouve muito dos nutricionistas que uma alimentação rica em fibras pode ajudar o controle do diabetes. Mas como isso funciona? O que são as fibras, quais são os alimentos que devemos incluir na nossa dieta?
As fibras alimentares, apesar de serem insolúveis em água e não digeríveis são essenciais à saúde de qualquer um. Previnem doenças graves, diminuem o nível de colesterol, regularizam o funcionamento do intestino, e estabilizam o nível de glicose no sangue. O que quer dizer que torna a absorção do açúcar mais lenta, por isso tão importante para quem é diabético.
As fibras passam no aparelho intestinal retirando de todos os alimentos substâncias tóxicas, que no caso de uma alimentação sem fibras, ficariam alojadas no aparelho intestinal.
O Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos recomenda a ingestão diária de 30 gramas de fibras. Segundo dados do Estudo Nacional de Despesa Familiar (ENDEF), do IBGE, o consumo médio de fibras por pessoa em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre é de aproximadamente 20 gramas. No entanto, não adianta querer se alimentar apenas de fibras, afinal até mesmo as fibras em excesso fazem mal. Quando a alimentação é exagerada em fibras, estas não permitem a absorção de alguns minerais fundamentais para o ser humano.
Existem 7 tipos de fibras, cada tipo com uma função principal. Para os diabéticos as fibras mais importantes são as pectinas, ligninas (previne a formação de cálculos biliares ao se juntar aos ácidos biliares), gomas e mucilagem. Alguns dos alimentos aonde encontramos essas fibras são:
Pectina: maçã, cenoura, beterraba, banana, repolho, frutas cítricas, ervilhas secas e quiabo.
Lignina: cenoura, vagem, ervilha, grãos integrais, castanha-do-pará, pêssego, morango, tomate e batata.
Gomas e mucilagem: existem diversos tipos, e são essas que regularizam as taxas de glicose no sangue, encontradas na farinha de aveia, farelo de aveia, gergelim e legumisonas secas.
No site http://drcarlosaugusto.vilabol.uol.com.br tem algumas tabelas com a quantidade de fibra encontrada em cada alimento.  Assim, você pode ver aonde pode melhorar sua alimentação para que não haja exagero nem falta das fibras na sua alimentação.
Atenção para quem gosta de praticar corrida: alguns alimentos ricos em fibras soltam o intestino e podem forçar uma parada no meio do treino. Por isso, evite alimentos com muita fibra antes do treino.


Equipe de Odontologia ITB Professor Hércules Alves de Oliveira
Dra. Fabiana Ferreira Nardi (CRO: 76774)
Dra. Paola Batista Artioli (CRO-SP: 76588)
ASB: Daysi Janette Marin (CRO: 16204)

Nenhum comentário: