quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Nossas Matérias


Aids em Odontologia

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) foi reconhecida pela primeira vez em 1981 entre homossexuais nos EUA. O vírus HIV, causador da AIDS, foi identificado em 1983. Desde o início da epidemia, 30 milhões de pessoas já foram infectadas, e cerca de 7 milhões já morreram em decorrência dela.
Aproximadamente 42% das pessoas infectadas são mulheres e este número vem aumentando, sendo que a maioria dos recém-infectados tem idade inferior a 25 anos.
A AIDS é a última fase da infecção pelo HIV e se caracteriza por uma grave debilidade do sistema imunológico que é incapaz de deter infecções oportunistas e cânceres.
O Cirurgião-Dentista tem um papel importante no diagnóstico das manifestações bucais destas doenças, bem como o de proporcionar a estes pacientes melhor qualidade de vida.
 ALGUMAS MANIFESTAÇÕES BUCAIS:
Candidíase: Devido à baixa imunidade pode aparecer de várias formas, sendo a mais freqüente observada como pontos avermelhados, localizados principalmente em palato (“céu da boca”), mucosa da bochecha e também na língua. Outras formas como a pseudomembranosa e a queilite angular (“lesão no canto da boca”) podem ser observadas, sendo bastante comum o aparecimento de mais de uma forma de Candidíase ao mesmo tempo.
Infecções Virais:
a) Herpes Simples: Há 2 tipos: Tipo I que são lesões bucais e tipo II que são lesões genitais e no ânus.Estas lesões podem vir acompanhadas de febre, cansaço, linfoadenopatia e dores musculares,semelhantes a um estado gripal.
As lesões do Herpes aparecem clinicamente como vesículas (bolhinhas) que estouram formando úlceras muito sensíveis e são mais severas e duradouras nos indivíduos infectados pelo HIV. A infecção herpética em pacientes com baixa imunidade sofre reativações mais frequentes, formando lesões maiores e de maior duração.
b) Leucoplasia Pilosa: São lesões que aparecem em bordos laterais de língua em forma de placas brancas e rugosas e são assintomáticas (sem dor).
c) Herpes Zoster: O diagnóstico também é clinico e laboratorial, sendo as lesões bucais vesiculares (bolhas) em palato (“céu da boca”) e costumam acompanhar o trajeto de um nervo sensitivo o que traz muito desconforto ao paciente.
d) Papiloma (HPV): São lesões que estão exacerbadas nos pacientes imunodeprimidos; clinicamente são lesões verrucóides. É uma lesão sexualmente transmitida e pode aparecer em mucosa bucal na forma de Condiloma.
Infecções Bacterianas:
a) Gengivite associada ao HIV: Caracteriza-se por sangramento gengival à sondagem na ausência de fatores locais. Está associada à destruição de plaquetas por anticorpos do próprio paciente.
b) Periodontite associada com necrose: Ocorre um quadro clinico extremamente agudo com exposição do tecido ósseo, podendo ocorrer até perda do mesmo. Não respondem da mesma maneira ao tratamento periodontal convencional sendo necessário controle químico de placa e medicação sistêmica.
Tumores Malignos
a) Sarcoma de Kaposi: É o mais comum dos TU associado a pacientes com AIDS. Mais comum no sexo masculino, aparecem clinicamente como lesões de coloração avermelhada ou arroxeada na pele, mucosas, gânglios e órgãos internos. São lesões normalmente assintomáticas (sem dor) e devem ser diagnosticadas por biópsia.
b) Linfomas: Representam a 2ª neoplasia em incidência nos pacientes com AIDS; ocorrem principalmente nas gengivas. Como via de regra os pacientes apresentam saúde bucal precária, com dentes em mau estado. Esta lesão pode ser confundida com abcesso dento-alveolar ou mesmo com doença periodontal (ósseo). O diagnóstico é estabelecido por biópsia da lesão.
c) Carcinoma Epidermóide: São lesões que podem aparecer em indivíduos com AIDS e tem como característica clinica acometer pacientes fora da faixa etária tradicional (acima dos 40 anos). O diagnóstico é estabelecido por biópsia e o tratamento é cirúrgico e ou radioterápico.
TRATAMENTO DOS PACIENTES COM AIDS:
O tratamento dos pacientes com HIV/AIDS deve levar em consideração o conjunto de cuidados como medicação, apoio psicológico e social, cuidados com o paciente terminal, atenção e orientação aos toxicômanos e programas para reduzir e evitar práticas de risco à infecção pelo HIV.

Odontologia FIEB.

Nenhum comentário: