sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Enfim ... Férias


Essa é, sem dúvida, a melhor época do ano! Quando a gente entra em férias, fica livre para aproveitar as melhores coisas da vida: brincar o dia inteiro, dormir até mais tarde, comer em horários diferentes, dormir na casa do amigo e fazer todas aquelas coisas que não podemos fazer enquanto estamos em aula. Para mim, férias é tudo de bom!
Já deu pra perceber que eu estou super empolgado, não é mesmo? E eu sei que nem todas as crianças podem curtir as férias do jeito que gostariam, pois seus pais precisam trabalhar e não podem levar a família para viajar ou passear. Se esse é o seu caso, não se preocupe! Eu separei um montão de atividades e brincadeiras legais para você se divertir pra valer dentro de casa, na rua, no campinho, na praia ou em qualquer lugar do mundo! É só usar a imaginação. Aproveite essas dicas!

Montar barraca dentro de casa

A coisa mais chata é quando estamos em férias e não para de chover! Nos primeiros dias, a gente pode tomar banho de chuva, aproveitar pra lavar a bicicleta ou a calçada da casa da vovó e coisas do tipo... mas, se a chuva não para, a brincadeira perde a graça. O legal então é inventar algo diferente, como montar uma cabana dentro de casa. É só pegar dois ou três lençóis, algumas cadeiras e montar uma barraca. Dentro dela, você pode colocar tapetes, almofadas e levar seus brinquedos preferidos. Eu gosto de colocar meu rádio, meu abajur, meus livros e de levar um lanche preparado pela minha mãe. Gostou da idéia? Você também pode convidar os amigos para dormir com você dentro da barraca. Mas avise antes que é terminantemente proibido soltar pum lá dentro, pois ninguém vai conseguir dormir!

Quando eu for a Paris

Essa brincadeira é muito divertida! Convide seus amigos, pais e irmãos para brincar. Todos devem ficar sentados em círculo. Então, um dos participantes diz: "Quando eu for a Paris, vou levar..." e ele mesmo completa a frase com o nome de algum objeto, como, por exemplo, "uma maleta"). Aí, o segundo participante diz: "Quando eu for a Paris, vou levar: uma maleta e um sabonete". Ou seja, tem que dizer o que foi dito antes e mais um objeto, e assim por diante. Se um dos participantes esquecer algum objeto, o jogo começa novamente. O legal é o grupo continuar jogando e testando sua memória.

Jogos de tabuleiro
Escolha um jogo de tabuleiro. Pode ser xadrez, damas, ludo... Peça para sua mãe estourar pipoca, convide seus amigos, arrume o jogo na mesa da sala e se prepare para a diversão! Os jogos de tabuleiro são muito legais, pois jogando a gente nem sente o tempo passar. Se você não tiver nenhum jogo desse tipo, é só clicar aqui para acessar o Extra do Dia das Crianças e depois clicar no Menino Maluquinho para imprimir o meu jogo de tabuleiro. Você e seus amigos vão adorar!

Brincar de teatro
Não tem nada mais gostoso do que inventar histórias emocionantes! Chame seus amigos, distribua lápis e papel para todos e criem juntos uma história bem legal. Pensem nos personagens e inventem os diálogos. Nem todos precisam escrever, alguns podem desenhar o cenário e outros o figurino (as roupas que vão ser usadas na peça). Depois, é só procurar roupas diferentes, lenços, perucas, sapatos e máscaras. Mas lembre-se de pedir licença para usar essas coisas, viu? Não vá pegar escondido a peruca do seu avô ou aquele sapato caríssimo de sua mãe, pois você corre o risco de fazer alguns inimigos e de não conseguir estrear sua peça! Ensaie com a turma durante algum tempo. Depois que estiver tudo na ponta da língua, é só fazer umas maquiagens bem legais e convidar todo mundo - a família, os vizinhos - para assistirem à peça. Você vai ver como é divertido fazer teatro!

Pega-rabo
Convide seus amigos para brincar. Escolha um lugar onde todos possam correr sem quebrar objetos ou os ossos do corpo! Cada um deve ter preso ao corpo um "rabo" feito de jornal, lenço ou corda. Quando a brincadeira começar, cada participante deve pegar o maior número de rabos. Quem perder seu rabo deve se sentar e esperar a brincadeira acabar.

Iatismo

Eu sei que só dá pra praticar esse esporte no litoral... mas, como eu sou maluquinho, inventei um jeito para poder fazer iatismo até no topo da montanha. Quer saber como? Ora, é só apostar uma corrida de barquinhos de papel. Veja como é divertido!
1) O local em que os barquinhos vão competir pode ser a piscina do condomínio onde você mora, da casa de um amigo ou mesmo uma calha com água - para ficar mais emocionante, escolha uma bem grandona, de uns cinco metros de comprimento.
2) Vence o barco que cruzar primeiro a linha de chegada.
3) Antes de mais nada, cada competidor deve fazer seu barquinho de papel. Você sabe como se faz um barquinho? Não? Então observe esses desenhos. Foi o pai do Junin quem ensinou pra gente. É superfácil!

Lançamento de gaivota

O Bocão até tentou fazer uma gaivota, mas ficou meio tortinha. Se você olhar a ilustração, vai ver que a gaivota do Junin ficou bem melhor. Pra fazer uma bonita, é preciso seguir todas as etapas. É muito simples!
E, como em todo esporte, os competidores têm que saber as regras, que são:
1) Trace uma linha de giz no chão.
2) Cada competidor deve fazer e lançar sua própria gaivota (podem até ser feitos desenhos em cada uma delas para identificar quem é o dono).
3) Vence aquele que lançar a gaivota mais longe em três, cinco ou quantas tentativas vocês acharem melhor.

Peteca

Eu e minha turma criamos duas modalidades para as competições de peteca: a "petecada" (que é o lançamento da peteca) e "dupla de peteca".
A parte que a gente achou mais difícil foi fazer a peteca, mas foi muito bom. Para você fazer uma igualzinha à nossa, é só seguir as ilustrações. Você vai ver que é bem mais fácil do que parece. Ah, é claro que você e sua turma podem comprar suas petecas, só que isso não é tão divertido. Bom, as regras são as seguintes:

"Petecada"
1) Trace uma linha de giz no chão.
2) Cada competidor tem direito a três ou cinco petecadas (pode ser mais também, você e sua turma decidem). É obrigatório ficar parado junto à linha.
3) Vence aquele que lançar a peteca mais longe.

Dupla de peteca
1) Trace uma linha de giz no chão e mais duas nas pontas da quadra. O tamanho da quadra vai depender do espaço que você tiver.
2) Escolham as duplas.
3) As duplas jogam entre si numa espécie de campeonato.
4) Cada dupla deve jogar a peteca para o outro lado da quadra em apenas uma "petecada".
5) Ganha ponto a dupla que fizer a peteca cair no lado adversário.
6) Se uma dupla lançar a peteca pra fora da quadra, será ponto para a outra dupla.
7) Para o jogo ser mais rápido, eu e minha turma disputamos partidas de três pontos. Vence a dupla que alcançar os três pontos primeiro.
8) E vence o campeonato a dupla que ganhar o maior número de partidas.

Bicicleta, skate, patins...

Eu não poderia deixar de lembrar dessas brincadeiras, que nos acompanham durante o ano todo. Aproveite as férias para inventar manobras radicais com seu skate ou corridas de patins e bicicleta. Invente uma competição de manobras! Cada amigo leva o que tiver: patins, patinete, bicicleta, skate ou triciclo. O importante é encontrar uma praça ou outro lugar espaçoso e seguro para brincar! Não vá ficar no meio da rua dando sopa... Pode ser muito perigoso!

Praia

E, se você teve oportunidade de viajar e curtir as férias na praia aproveite para fazer todas as maluquices que você não fez durante o ano! Jogue bola, tome sorvete e muita água de coco, brinque no mar e construa castelinhos de areia. Ou fique vendo os barcos passando e os peixinhos nadando (isso é pra quem quer relaxar). Aposte corrida na beira da praia e "fure" as ondas do mar. Cuide da natureza e recolha o lixo da areia. Aproveite cada minutinho do dia, mas não se esqueça de usar boné, protetor solar e de não ficar no sol entre 10h da manhã e 4h da tarde. Cuide da saúde e aproveite as férias!



Nenhum comentário: