terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Entrevista com a Coordenadora do Departamento de Gestão da Saúde Escolar - FIEB

O Dia Mundial do Diabetes é comemorado no dia 14 de novembro. A campanha é uma iniciativa da Federação Internacional de Diabetes e da Organização Mundial de Saúde (World Health Organization) em parceria com a Sociedade Brasileira de Diabetes. 2010 é o segundo ano da campanha Diabetes: Educar para Prevenir. Este tema foi escolhido para os anos de 2009 a 2013. A intenção foi alertar a todos que estão envolvidos com o diabetes a controlá-lo.
Esta campanha teve por objetivo prevenir a Diabetes e melhorar a qualidade de vida daqueles com a doença já instalada. A grande maioria dos jovens portadores de diabetes não conhece a doença e suas complicações, tampouco o que fazer e o que evitar para levar uma vida normal com a doença. Um exemplo disso é que quase nenhum portador de diabetes triado realiza atividade física regularmente, e desconhece o benefício desta prática sobre o controle da doença. Outro fato ignorado são as complicações metabólicas e de desenvolvimento decorrentes do diabetes, como necrose de extremidades, coma e até o óbito.
Para aqueles que não têm diabetes, a prevenção é o melhor caminho, alertando sobre a importância da alimentação saudável, prática de exercícios físicos e controle de peso.
Nesta campanha centralizada no Dia Mundial do Diabetes, contamos com palestras informativas voltadas aos alunos, professores e funcionários da FIEB, além de plantão de dúvidas aberto a toda comunidade, com distribuição de material informativo.

Esperamos ter atingido o maior número possível de pessoas, portadoras ou não da doença, e ter contribuído para a melhoria da qualidade de vida de nossos alunos e funcionários. 
Todas as ações da Campanha de Diabetes na FIEB foram efetuadas com a orientação de profissionais de saúde da FIEB:
- Para o público em geral e pessoas com grande risco de ter diabetes: O objetivo foi aumentar a conscientização e disseminar recursos para ajudar na prevenção.
- Para quem tem diabetes: O objetivo foi divulgar ferramentas para melhorar o conhecimento da doença, a fim de entendê-la melhor e prevenir as complicações. 
Em agosto de 2010, o Departamento de Educação em Saúde da FIEB realizou um levantamento epidemiológico em todas as unidades mantidas pela FIEB, de Ensino Fundamental, Médio e Técnico, e identificou até o momento, 16 (dezesseis) alunos já diagnosticados com a doença. A partir daí, um controle de cada aluno foi iniciado, com informações a respeito de taxa de glicemia, uso ou não de medicações, episódios de crises hiper ou hipoglicêmicas, realização de atividades físicas e finalmente, se há ocorrência de faltas devido à doença. Outras medidas foram tomadas, como cartões de identificação, dieta especial fornecida pela Prefeitura Municipal de Barueri e conscientização do núcleo familiar, entre outros. 
As ações foram desenvolvidas nas unidades assistidas pelas técnicas em enfermagem, ou seja, EEFMT Maria Theodora P. Freitas, ITB Brasílio Flores de Azevedo, ITB Professor Munir José e ITB Professora Maria Silvia Melo Chaluppe. A campanha foi ampliada e realizada entre os dias 8 a 26 de novembro. Porém o monitoramento dos alunos é contínuo ao longo de todo o ano letivo. 
Dra. Ana Paula Minicheli José Martinelli

Nenhum comentário: