segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Sarampo avança e São Paulo quer vacinar 12 milhões contra a doença

As autoridades de saúde estão em alerta. Há dez anos, o Brasil não registrava um caso de sarampo. Este ano, já foram mais de 50. O Ministério da Saúde diz que os casos vieram de fora do país. A campanha de vacinação vai ser intensificada. O estado de São Paulo vai imunizar 12 milhões de pessoas.
De acordo com o Ministério da Saúde, os casos registrados até agora foram importados, ou seja, são pessoas que não estavam vacinadas e estiveram em outros países, ou, se relacionaram com alguém que trouxe a doença. Mas isso não diminui a preocupação dos pais.
O medo de contrair a doença tem levado os paulistanos para o posto de saúde.
O sarampo é provocado por um vírus transmitido pelo ar quando a pessoa respira, fala, espirra. Os sintomas são manchas na pele de cor avermelhada, dor de cabeça, febre, inflamação das vias respiratórias. 
Este ano, já foram registrados 57 casos no Brasil: três no Pará, sete no Rio Grande do Sul e 47 na Paraíba. Segundo o Ministério da Saúde, todos os casos são importados. O vírus teria vindo de outros países.
O avanço do sarampo preocupa as autoridades de saúde do estado de São Paulo que querem vacinar contra a doença 12 milhões de pessoas. Devem procurar um posto de vacinação até o fim deste mês crianças, adolescentes e jovens entre 1 e 19 anos.
Muitos pais já levaram os filhos para o posto de saúde. A vacina tríplice viral protege contra a rubéola, a caxumba e o sarampo.
"Se por ventura a pessoa se encontra nessa faixa etária dos 20 aos 50 anos, ela deve ter uma dose na sua carteira de vacinação. Se não a tiver, que procure um posto de saúde e se vacine. Os acima de 50 anos não precisam", afirma Telma Carvalhanas, diretora da Divisão de Doenças Respiratórias.
Em setembro, o Brasil entregou à Organização Pan-Americana da Saúde um relatório para receber o certificado de País Livre do Sarampo. Segundo o Ministério da Saúde, como os casos registrados neste ano foram importados, não interferem no pedido.
Ainda de acordo com o ministério, a última vez que um paciente contraiu sarampo com vírus do Brasil foi no ano de 2000, em Mato Grosso do Sul.
Reprodução: g1.globo.com

Nenhum comentário: