quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Campanha do Diabetes

Departamento de Educação em Saúde da FIEB presta orientação contra o Diabetes


FIEB participa ativamente da campanha oficial do Dia Mundial do Diabetes com orientação por parte de profissionais de saúde

Em 14 de novembro comemora-se o Dia Mundial do Diabetes, doença que atinge cerca de 11% dos brasileiros. Pelo segundo ano consecutivo, a data tem sido exaltada por diversas ações que englobam a campanha oficial, intitulada “Diabetes: educar para prevenir”. Trata-se de uma iniciativa da Federação Internacional de Diabetes e da Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com a Sociedade Brasileira de Diabetes.

Engajada com a causa, a FIEB, por meio de seu Departamento de Educação em Saúde, promoveu uma série de iniciativas de orientação e prevenção no período de 8 a 26 de novembro nas unidades de Alphaville, Jd. Belval, Jd. Paulista e Engenho Novo. Foram realizadas palestras informativas aos alunos, professores e funcionários da FIEB, além de plantão de dúvidas com distribuição de material informativo, disponível a toda comunidade.

“Esperamos atingir o maior número possível de pessoas, portadoras ou não da doença, e contribuir para a melhoria da qualidade de vida de todos. Para aqueles que não têm diabetes, a prevenção é o melhor caminho, alertando sobre a importância da alimentação saudável, prática de exercícios físicos e controle de peso”, esclarece a coordenadora técnica de Educação em Saúde da FIEB, Dra. Ana Paula Minicheli José Martinelli.

Ana Paula conta que em agosto deste ano o Departamento realizou uma triagem em 100% dos alunos da FIEB e identificou os já diagnosticados com diabetes. A partir daí, foi iniciado o controle de cada jovem, com informações sobre taxa de glicemia, uso ou não de medicamentos, episódios de crises hiper ou hipoglicêmicas, realização de atividades físicas e, finalmente, se há ocorrência de faltas devido à doença. Foram tomadas outras medidas também, como cartões de identificação, dieta especial fornecida pela Prefeitura Municipal de Barueri e conscientização do núcleo familiar. Esse monitoramento é feito continuamente ao longo de todo o ano letivo.

“A maioria dos jovens portadores de diabetes não conhece a doença e suas complicações, tampouco o que fazer e o que evitar para levar uma vida normal. Um exemplo disso é que quase nenhum portador da doença triado realiza atividade física regularmente e desconhece o benefício dessa prática sobre o controle da doença. As complicações metabólicas e de desenvolvimento decorrentes do diabetes, como necrose de extremidades, coma e até o óbito são ignorados”, alerta a doutora.

O Departamento de Educação em Saúde da FIEB conta com enfermeiros, dentistas, psicopedagogos e fonoaudiólogos, sempre à disposição dos alunos e a postos nessa e em outras campanhas de orientação e prevenção de doenças, realizadas todos os meses. Esse trabalho tende a ampliar-se cada vez mais.

(matéria originalmente publicada no site da FIEB)

Nenhum comentário: