terça-feira, 17 de maio de 2011

Nossas Matérias

A importância dos testes de visão
Podemos considerar a visão como um dos principais sentidos da criança para exploração e interação dos objetos e do meio em que vive.
Segundo o projeto de lei 874/2003 é obrigatório a realização de um exame de fundo de olho nos recém nascidos ainda no berçário. Este exame é de extrema importância para detectar doenças como retinoblastoma, a catarata congênita, o glaucoma congênito, a infecção dos olhos e as alterações da retina.
Quanto mais precocemente se detectam possíveis distúrbios oftalmológicos maiores são as chances de se prevenir alterações na vida desta criança causadas por dificuldades na acuidade visual.
No âmbito escolar, qualquer alteração na acuidade visual pode causar uma limitação no processo de aprendizagem. A avaliação da acuidade neste período possibilita uma intervenção precoce e evita problemas futuros que atrapalhem este processo. A criança não percebe que pode ter um problema de visão já que não possui parâmetros para comparar o que ela enxerga com o que ela deveria enxergar, portanto é de extrema importância que se realizem testes de visão desde o nascimento para detectar precocemente possíveis distúrbios e corrigi-los.

Equipe de Psicopedagogia da EEFMT Professora Dagmar Ribas Trindade
Regina Célia S. Chicazawa – RG. 19.128.636-9     
Ana Maria C. Sartorato – RG. 11.159.933-7      

Nenhum comentário: