sexta-feira, 27 de maio de 2011

Nossas Matérias

O CIGARRO E A MINHA VOZ

O tabagismo é o causador de inúmeras doenças e essa causa poderia ser evitada com uma simples palavra, Não”.
A fumaça do cigarro possui inúmeros elementos diferentes, como a nicotina, o monóxido de carbono, o alcatrão, entre outras substâncias prejudiciais à saúde.
O péssimo hábito de fumar está associado a alterações na qualidade vocal, irritações da laringe e até mesmo ao câncer e uma das regiões que pode apresentar células cancerígenas devido ao tabagismo é a laringe.
Geralmente os sintomas iniciam com uma rouquidão, a qual muitas vezes é ignorada pelo indivíduo, isso faz com que a ajuda médica seja adiada e essa demora na procura de ajuda acaba diminuindo muito as chances de cura.
Além da rouquidão persistente, outros sintomas do câncer de laringe são:
- Dificuldade para engolir os alimentos;
- Sensação de corpo estranho na garganta;
- Dificuldade para respirar.
Dependendo do estágio da doença, a retirada de parte ou de toda a laringe  pode ser indicada, por isso é importante que o indivíduo procure um médico o mais rápido possível, a persistirem os sintomas já citados, pois o sucesso do tratamento e/ou a cura dependerá do estágio da doença.
Uma equipe com diversos profissionais da saúde auxiliam o paciente para o tratamento dessa tão temida doença e o fonoaudiólogo é um dos profissionais essenciais durante essa árdua jornada.
Conhecendo um pouco sobre esse problema EVITÁVEL, vamos prezar pela nossa vida, não permitam que o cigarro destrua seus sonhos.

Equipe de Fonoaudiologia
ITB - Professor Antonio Arantes Filho
ITB - Professor Munir José
Julyana Mendes Valário Assad (CRFa: 9062/T3R)

Nenhum comentário: