segunda-feira, 30 de maio de 2011

Nossas Matérias

Curiosidades sobre o Tabaco

O tabaco é a principal causa de morte passível de prevenção no mundo, causando uma em cada dez mortes de adultos em todo o planeta. No século XX, o tabaco foi capaz de matar 100 milhões de pessoas. Se esta tendência for mantida, espera-se que aconteça um bilhão de mortes até o século XXI. Estudos comprovam que há aproximadamente quatro mil substâncias químicas na fumaça do cigarro e mais de 50 destas são causadoras de câncer.
 É importante ressaltar que os fumantes comparados aos não fumantes apresentam um risco 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão, 5 vezes maior de sofrer infarto, 5 vezes maior de sofrer bronquite crônica e enfisema pulmonar e 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral. Além disso, o tabaco é o principal causador do câncer de laringe, com alta incidência no Brasil.
 Porém, o tabaco presente no cigarro, não prejudica apenas os fumantes, cerca de 700 milhões de crianças, quase metade das crianças do mundo, inalam a fumaça do cigarro, principalmente em casa. O fumo passivo também afeta a economia, os negócios e a sociedade como um todo.
Segundo a organização mundial de saúde, não há nível seguro de exposição à fumaça produzida pelo cigarro. Somente um ambiente 100 % livre da fumaça é capaz de garantir uma proteção efetiva. Portanto, pense nisso antes de dar uma tragada!


Equipe de Fonoaudiologia ITB Brasílio Flores de Azevedo
Fga. Camila Peres Passos (CRFa: 16867)

Nenhum comentário: