terça-feira, 31 de maio de 2011

Nossas Matérias

CIGARRO E A SAÚDE BUCAL

Além de causar danos ao organismo, o cigarro promove e acelera o desenvolvimento de doenças bucais.
De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o consumo de tabaco causa aproximadamente 50 doenças diferentes e um fumante adoece em média 2 a 3 vezes mais que um não-fumante. Na composição do cigarro estão mais de 4.720 substâncias, dentre elas mais de 60 são capazes de causar danos ao nosso organismo. Na boca, o cigarro agride as células da mucosa e ainda diminui sua capacidade de cicatrização e de defesa, deixando-a mais sujeita à ação de agentes agressores como bactérias, vírus e fungos, além de conter substâncias carcinogênicas que aumentam a probabilidade do desenvolvimento de câncer bucal.
Os produtos da combustão do tabaco são uma das principais causas de mau hálito, também denominado halitose. Os odores da fumaça inalada são expelidos durante a fala e a respiração. O uso de cigarro, charuto, cachimbo, maconha ou tabaco mascado (fumo de rolo), associado a uma má higiene da boca, da língua e à presença de doença periodontal, pode tornar o hálito extremamente desagradável. Outro agravante é a diminuição do fluxo salivar (boca seca) causada por essas substâncias, diminuindo a “limpeza” fisiológica do próprio organismo, aumentando a halitose.
Algumas crianças fumam porque são atraídas pelo desejo de parecer mais velhas, por influência dos amigos ou para disfarçar a timidez em situações sociais.
Diante de todos esses prejuízos causados pelo tabaco, seja inteligente e rejeite esse vício. Tenha hábitos de vida saudáveis, você só ganha com isso!

Fonte: IDMED

Equipe de Odontologia ITB Profº Hércules Alves de Oliveira
Dr. Eduardo Chen Yhung Wong (CRO: 94574)
Dra. Fabiana Ferreira Nardi (CRO: 76774)
ASB: Daysi Janette Marin (CRO: 16204)

Nenhum comentário: