quinta-feira, 26 de maio de 2011

Nossas matérias

Dia Mundial sem Tabaco – 31 maio

Vale à pena fumar?

O uso do tabaco mata 4,9 milhões de pessoas por ano, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dias, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).
O início da utilização do cigarro geralmente acontece na adolescência, época em que os jovens estão ávidos por novidades, desafios. Mas nessa época da vida também é importante que além do estilo de vida de liberdade, beleza e inteligência que “o fumar promove” o jovem precisa saber que a nicotina, um composto do cigarro, é uma droga ou um fármaco que causa dependência.
E o que é dependência?
Existem substâncias que, após a pessoa entrar em contato com elas, às vezes por pouco tempo, criam-se laços, como se fossem companheiros muito antigos, dos quais se torna muito difícil (para muitos praticamente impossível) se livrar. Esta ligação pode ser extremamente forte e durar a vida toda da pessoa, que perde toda a capacidade de ser verdadeiramente livre (http://www.cigarro.med.br/cap8.htm).
Além da dependência, o uso de cigarro pode causar o câncer; enfisema pulmonar; problemas cardíacos e circulatórios; entre outros e fatalmente levar a morte prematura!
O que fazer para se prevenir contra esse mal que afeta principalmente os jovens? Além da ampla informação facilmente encontrada, o Ministério da Saúde elaborou um vídeo e um anúncio que podem ajudar o jovem a decidir se vale ou não a pena iniciar o uso do cigarro. 


Equipe de Fonoaudiologia
ITB Professor Hércules Alves de Oliveira
ITB - Professor Moacyr Domingos Sávio Veronezi
Érika do Prado (CRFa: 16364)

Nenhum comentário: