quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Nossas Matérias

Diabetes na infância e na adolescência

As crianças e os adolescentes também são vítimas de diabetes e a incidência desta doença aumentou de maneira constante durante os últimos 20 anos e hoje em dia afeta aproximadamente 2 por 1000 crianças até 16 anos de idade.
Existe uma grande preocupação no controle da diabetes nesta população, pois a alimentação da criança e do adolescente necessita de uma atenção especial, principalmente por parte da família, que tem que se adequar para atender as necessidades da criança e do adolescente.
A maioria das crianças e adolescentes diabéticos, apresentam a diabete tipo 1, ou seja, necessita da administração de insulina no seu organismo. Quando ocorre a diabetes, o organismo fica incapaz de fazer uso apropriado dos carboidratos ou doces, esses alimentos passam por transformações no organismo e liberam energia para o funcionamento do corpo. Essas transformações ocorridas são controladas pela insulina suficiente, de modo que o açúcar se acumula, em vez de ser utilizado apropriadamente. Os rins tentam se livrar desse excesso de açúcar, e a criança urina mais do que o normal, como consequência tem uma sede persistente.
Os alimentos com baixo índice glicêmico são recomendados aos diabéticos por não provocarem grandes oscilações na glicemia.  Por isso é de extrema importância o acompanhamento nutricional da criança e do adolescente, eles precisam de equilíbrio no consumo diário de alimentos suficientes para suprir suas necessidades para o seu crescimento e desenvolvimento. Quanto à administração da insulina, deve ser utilizada conforme prescrita, para manter os níveis glicêmicos normais.
Para se chegar a um bom resultado no tratamento de diabetes na infância e na adolescência é importante que o indivíduo e a família estejam bem informados sobre a doença e como proceder com as mudanças de comportamento. Proporcionar hábitos alimentares saudáveis e incentivá-las a praticar exercícios físicos já contribui de forma significativa.

Fonte: http://www.webartigos.com/artigos/diabetes-na-infancia/28971/

Equipe de Fonoaudiologia ITB Brasílio Flores de Azevedo
Fga. Camila Peres Passos (CRFa: 16867)

Nenhum comentário: