quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Nossas matérias


Ortodontia Preventiva

Muitas crianças e adolescentes que possuem dentes desalinhados (má oclusão) apresentam este quadro devido à variabilidade do crescimento e desenvolvimento das estruturas dentárias e crânios-faciais. A má oclusão é qualquer desvio do padrão normal, no qual os dentes da mandíbula se ajustam aos dentes da maxila.
Mas, por favor, não tente diagnosticá-la por conta própria. Se você achar que seu filho tem algum problema, aconselhe-se com um profissional da área, como um odontopediatra ou ortodontista, pois eles possuem o conhecimento especializado em desenvolvimento facial e dentário.                        

Causas da má oclusão:
  • Hereditariedade.
  • Causas de desenvolvimento de origem desconhecida. Ex: ausência de músculos, fissuras faciais, micrognatia, oligodontia e anodontia.
  • Traumatismos/pré-natal, pós-natal.
  • Extração prematura de dentes decíduos.
  • Hábitos: sucção do polegar e outros dedos, morder os lábios, uso prolongado de chupeta, roer unhas, postura, etc.
  
As principais situações que podem surgir devido á má oclusão são:
  • Mastigação debilitada.
  • Estética facial desagradável.
  • Disfunção da ATM (Articulação Temporo-Mandibular).
  • Suscetibilidade á cárie.
  • Dicção prejudicada devida á má posição dos dentes.

Quando a criança ainda está em fase de crescimento (fase de dentição mista), o uso de aparelhos ortodônticos preventivos poderá colocar os dentes em uma posição mais favorável, proporcionando ao paciente uma melhor estética, uma função oclusal mais adequada e uma melhor saúde bucal.

Porém, a necessidade e o período mais adequado para a colocação destes aparelhos devem ser avaliados e orientados pelo odontopediatra, profissional habilitado a acompanhar todo o desenvolvimento da oclusão das crianças, desde os dentes de leite que nascem e caem até os permanentes que aparecem na boca.

A ortodontia preventiva, com bom diagnóstico e bem orientada, praticada na fase de crescimento da criança, evita, na maioria das vezes, que mais tarde o paciente venha necessitar de ortodontia fixa. Para os que vierem a precisar, o tempo de tratamento será reduzido. Por isso é muito importante que a criança seja examinada por um profissional da área para que qualquer desvio seja diagnosticado o quanto antes podendo evitar muitas vezes assim uma má-oclusão no futuro.

Referências:

Equipe de Odontologia do ITB Professor Moacyr Domingos Sávio Veronezi
América Cristiane Leal do Nascimento (CRO: 74265)

Nenhum comentário: