quarta-feira, 13 de abril de 2011

Nossas Matérias


Sua voz é muito importante! Você sabe como cuidar bem dela?

Metaforicamente, a voz é uma janela para a alma. A voz pode revelar humores, idade ou doença. Nós podemos ser encantados pela voz de alguém. Ela pode ser usada para acalmar, mas também pode provocar ou assustar.
A capacidade da voz para comunicar emoções e influenciar os outros de forma positiva ou negativa é um fator importante na sociedade de hoje, principalmente para profissionais que dependem da voz como instrumento de trabalho.
Professores e cantores são exemplos proeminentes de pessoas que devem sua vida à voz, e assim também atores, jornalistas, advogados, leiloeiros, operadores de telemarketing, etc.
Neste modelo de sociedade, os problemas de voz têm um impacto profissional que reflete na qualidade de vida.
Embora a voz seja usada como base na fala diária, a maioria das pessoas só percebe a sua importância quando há a presença de um problema de voz. Muitas vezes, esses problemas são apenas temporários, como no caso de rouquidão devido a um resfriado comum, ou devido à fadiga vocal, após um período extenso de fala.
Entretanto, os problemas podem se tornar crônicos se o uso vocal for abusivo. O risco de danos à voz é aumentado especialmente durante um quadro de infecções de vias aéreas. É importante evitar comportamentos vocais abusivos que possam levar a danos permanentes para a voz.
 A voz resulta da vibração das pregas vocais cuja estrutura é muito delicada e pode ser lesionada. Os vasos sangüíneos nas pregas vocais podem se romper durante choro ou vocalizações excessivamente altas.
Normalmente, espera-se que a lesão se cure espontaneamente. Mas, quando a voz está sendo constantemente usada e o tecido das pregas vocais continua irritado, os processos de cura são perturbados, levando ao desenvolvimento da patologia que causa a mudança permanente da voz.
Se os problemas de voz duram mais de três semanas, podem indicar o desenvolvimento de patologia na laringe e, portanto, a voz deve ser examinada por um médico especialista.

Bibliografia: Svec, JG; Behlau, M. April 16th: The World Voice Day. Folia Phoniatr Logop 2007;59:53–54 /www.fonosp.org.br

Equipe de Fonoaudiologia da EEFMT Prof. Maria Theodora Pedreira de Freitas
Luciane Barufi de Macedo - CRFa: 11031
Renata Cano Ferreira Freitas - CRFa: 14332

Nenhum comentário: