segunda-feira, 4 de abril de 2011

Páscoa saudável

Saiba por que o chocolate faz bem e quais as opções para os vegans ou intolerantes à lactose
 

Desde a infância, a comemoração da Páscoa vem associada ao consumo de chocolate. Quase sempre, pelo que significa a data, na forma de ovos.
Consumido com moderação, o chocolate traz benefícios tanto ao corpo quanto à mente, pois transmite sensação de prazer, promovendo o bem-estar e aliviando tensões. A responsável é a feniletilamina, que estimula a produção de serotonina, substância naturalmente presente no cérebro, sedativa, calmante e que melhora o humor. Indiretamente, o coração também é beneficiado pelo chocolate, pois a presença do ácido oléico existente no cacau ajuda a controlar os triglicérides (gorduras) e aumentar o bom colesterol (HDL). E a presença de substâncias antioxidantes (flavonóides) ajuda a combater os radicais livres, que em excesso, comprometem o bom funcionamento do organismo e aceleram o envelhecimento.
Nesse quesito, o chocolate preto supera em muito o chá verde, também muito consumido pela sua potencialidade antioxidante. Mesmo assim, o consumo excessivo pode ser prejudicial à saúde. Nesse sentido, vale citar Hipócrates, o patrono da Medicina, que há séculos atrás aconselhava: "Faz da comida o teu remédio”. Ou, “Somos aquilo que nós digerimos”, segundo o Ayurveda.
Os exageros de consumo do chocolate, especialmente o branco pela maior concentração de lactose e gorduras saturadas presentes no leite, podem causar enxaquecas, irritações na pele, no estômago e na mucosa intestinal. Por ser extremamente calórico, recomenda-se aos obesos o consumo moderado e aos diabéticos a observação que devem consumir apenas os produtos especialmente para eles preparados. Para as pessoas obesas, o consumo deve ser moderado, por conta de seu alto valor calórico e gorduras.
Pessoas acometidas de intolerância a lactose ou a algum componente da fórmula devem evitar a ingestão dos chocolates ao leite. Assim, é indicado que, para os intolerantes à lactose e os pacientes diabéticos, o consumo seja de chocolates e ovos de páscoa especiais.
Escolha saudável
Uma excelente e saudável alternativa pode ser encontrada no chocolate de soja, 100% vegetal, feito com extrato de soja, sem lactose ou glúten. É especialmente indicado para vegans, pessoas com intolerância à lactose e celíacos (pessoa intolerante ao glúten, proteína encontrada na aveia, cevada). A soja é rica em proteínas de boa qualidade, possui ácidos graxos poliinsaturados e compostos fitoquímicos como isoflavonas, saponinas, fitatos, dentre outros. Também é uma excelente fonte de minerais, como cobre, ferro, fósforo, potássio, magnésio, manganês e vitaminas do complexo B. “Outra opção é a alfarroba, vagem utilizada no lugar do cacau. Tem apenas 0,7% de gordura, é rica em fibras e não contém cafeína, glúten ou lactose,” afirma a nutricionista do Mundo Verde Alessandra Toledo. Tem de todo o tipo e para diferentes gostos.
Fique atento aos valores calóricos e boa Páscoa!
Em 100g:
Tipos de chocolate - Energia (Kcal)
Ao leite - 540
Amargo - 537
Meio amargo - 550
Branco - 550
Diet - 480
 

Nenhum comentário: