quinta-feira, 11 de agosto de 2011


Meio Ambiente, Saúde e educação

Temos por objetivo minimizar os danos causados ao meio ambiente que interferem na saúde da população e tem por finalidade proteger e melhorar as condições de vida de toda uma sociedade. O destino incorreto do lixo muitas vezes contém materiais perigosos, entre eles bateria de automóveis, bateria de celular, componentes eletrônicos, pilhas, embalagem tóxica ou corrosível que oferecem uma série de risco á saúde humana e ao meio ambiente.
Esse tipo de material jogado inadequadamente em lixões ou aterro sanitário liberam componentes tóxicos – cádmio, chumbo e mercúrio, contaminando o solo, os cursos d’água e os lençóis freáticos ocasionando danos a flora e a fauna da regiões próximas do homem pela cadeia alimentar. Esses componentes são altamente cancerígenos. O chumbo pode provocar anemia, debilidade e paralisia parcial, e o mercúrio mutações genéticas e outros danos no seu corpo, além dos danos ao planeta e simplesmente por serem jogados em lixo comum.
Reduza: Evite aparelhos que necessitem de pilhas ou bateria.
Recicle: separe, guarde e devolva aos estabelecimentos que as comercializam.
Reutilize: Pilhas recarregáveis funcionam por até cinco anos.
A queima de tais metais altamente nocivos não consiste em uma boa prática, pois seus resíduos permanecem nas cinzas, podendo volatilizar e contaminar a atmosfera. Mas a busca do homem por uma vida melhor está lhe trazendo doenças, problemas sociais e comprometendo seu futuro e o planeta Terra, já que suas ações são altamente degradantes. A queima de tais metais altamente nocivos não consiste em uma boa prática, pois seus resíduos permanecem nas cinzas, podendo volatilizar e contaminar a atmosfera.
Vamos jogar as pilhas e baterias nos “papa-pilhas” que tem espalhado por diversos estabelecimentos de sua cidade e nas nossas escolas que estão fazendo campanha.

Cuidar do meio ambiente e da saúde, faz parte da educação.           

Equipe de enfermagem ITB Professor Munir José
Sandra Camacho Silva
(COREN: 016.998)

Nenhum comentário: