segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Nossas Matérias

Reciclagem de latas de alumínio
  

Cuidar do meio ambiente e colaborar para que ele seja preservado é um dever de todos. Existem maneiras simples para isso, mas eficientes. Uma delas é a reciclagem das latas de alumínio.
Certamente você já ouviu alguns mitos em relação ao uso do alumínio, tais como: consumir bebidas diretamente em latas pode transmitir leptospirose; o uso de antitranspirantes com sais de alumínio pode causar câncer de mama; consumir alimentos preparados em panelas de alumínio faz mal à saúde ou ainda que o alumínio cause o Mal de Alzheimer, mas saiba que essas afirmações não são reais, de acordo com estudos da Associação Brasileira de Alumínio. Pelo contrário, devemos buscar realizar a reciclagem deste tipo de material.
O que você faz com a latinha de alumínio depois de beber um refrigerante? Se respondeu nada ou que joga no lixo comum, talvez ainda não saiba os prejuízos que podem causar com tal prática e muito menos os benefícios de separá-la dos outros materiais que serão descartados.
É bom saber que a reciclagem das latas de alumínio favorece a economia de matéria-prima e energia elétrica e reduz o volume de lixo enviado aos aterros sanitários. Além disso, gera renda permanente para milhares de pessoas, reduzindo o impacto social do desemprego.
E se você ainda não se convenceu, ressalto que vale a pena reciclar, pois a reciclagem de uma única latinha é suficiente para manter ligado um aparelho de televisão durante aproximadamente três horas.
É ainda importante lembrar que a lata é 100% reciclável, ou seja, não é necessário retirar nenhuma parte dela para a reciclagem, nem mesmo o anel. Para facilitar o processo de reciclagem, a lata deve estar vazia e livre de impurezas (tais como restos de comida, de papel, pontas de cigarros, dentre outros resíduos).
Fique atento! Uma pequena atitude pode ser útil para a conservação do meio ambiente. 

Equipe de Fonoaudiologia ITB Professora Maria Sylvia Chaluppe Mello
Anastácia Aparecida Cruz (CRFa: 16921)

Nenhum comentário: