quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Nossas Matérias

Lixo: todos produzem todos cuidam

Temos um novo desafio com o destino do lixo. A Política Nacional de Resíduos Sólidos, já em vigor, estabelece a responsabilidade de todos por tudo que consumimos e descartamos. Isso quer dizer que as empresas terão de fabricar produtos que deixem menos resíduos e que sejam mais recicláveis. O consumidor está proibido de queimar lixo a céu aberto ou jogá-lo em ruas, praias e rios. E, no caso de alguns produtos, será preciso devolvê-los ao fabricante, para que ele os recicle.
Computadores e outros eletrônicos encostados em casa podem ser doados a empresas e projetos que recuperam e doam esses equipamentos para escolas. Materiais sem recuperação segue para a reciclagem.
Materiais que não são recicláveis ou reciclados no país:
  • Espelho
  • Esponja de limpeza
  • Etiqueta adesiva
  • Fotografias
  • Fraldas descartáveis
  • Guardanapo e papel higiênico
  • Lentes de óculos
  • Papel celofane
  • Porcelana
  • Sacolas plásticas (só é possível quando limpas e separadas)
Lâmpadas fluorescentes contêm mercúrio, um metal pesado, e por isso devem ser enviadas para reciclagem específica. As incandescentes, halógenas e de sódio de baixa pressão podem ser recicladas normalmente, mesmo quebradas.
Plástico no mar: O problema das sacolas plásticas é que cerca de 0,5% delas acaba em rios, lagos e oceanos. Parece pouco, mas são quase 90 milhões de sacolinhas ao ano que chegam aos mares do mundo, muitas vezes em forma de fragmentos. Além de formar uma fina camada de plástico na água, são ingeridos por animais marinhos, que acabem morrendo.
Sacolas biodegradáveis e oxibiodegradáveis são alternativas às de plástico comum. Prefira as primeiras, feitas a base de vegetais, como batata e mandioca, que podem ser descartadas com o lixo orgânico. As oxobiodegradáveis se fragmentam em pequenos pedaços, mas não há comprovação de que desapareçam completamente do ambiente.
Traga sua própria caneca, squeeze ou garrafa térmica de casa. Assim, você ajuda a evitar que copos de plástico e garrafinhas PET se acumulem no local de trabalho.
No seu ITB há papa-pilhas e coleta de lixo eletrônico, dê o correto destino a esses materiais e deposite nos postos de coleta de sua unidade!

Fonte: Manual de etiqueta 3.0, Planeta sustentável.

Equipe de Enfermagem do ITB Prof. Antonio Arantes Filho e 
 ITB Prof. Moacyr Domingos Sávio Veronezi
Amanda Ruas Almeida
Técnica de Enfermagem
COREN/SP 009.865

Nenhum comentário: