terça-feira, 16 de agosto de 2011

Nossas Matérias


Consumo Sustentável

Você já parou para pensar no desperdício de água ao tomar banho, escovar os dentes ou ao lavar o carro? E na energia ao deixar um cômodo com a luz acesa? Você preocupa-se em reciclar materiais como: papel, vidro, plástico e outros materiais que não tem mais utilidade antes de jogá-los no lixo? Você cozinha somente o necessário para o consumo ou faz alimentos em grandes quantidades e depois joga fora? Quando vai às compras, adquire somente o necessário?
Estas e outras questões podem comprometer diretamente no futuro da nossa geração, pois estas atitudes consomem os recursos naturais do planeta, além de causar um impacto em nossa economia do mercado financeiro.

O que é consumo Sustentável?
Quando falamos em consumo sustentável, sabemos que é impossível as pessoas deixarem de consumir, mas é necessário que o consumo pessoal seja questionado sempre, feito de maneira reduzida e com melhor qualidade. Este consumo necessita ser sustentável em todos os seus sentidos desde sua compra, uso e descarte.
Através da atual crise ecológica e ao consumo excessivo e inadequado de extração, produção, comercialização e descarte de bens, surge o conceito de consumo sustentável. Consumir de modo sustentável significa o consumo de melhor qualidade sem causar tanto impacto nos aspectos ambientais, sociais e econômicos das empresas e dos seus produtos.
De acordo com dados estatísticos de 2009, a população estava em torno de 6,8 bilhões de habitantes, ou seja, o dobro da década de 1960. Desta forma, observamos um aumento significativo de novos consumidores com o passar dos anos. Países como Brasil e Índia aumentam a demanda pelos bens de consumo e o esperado é que ocorra apenas uma mudança significativa aos hábitos de consumo, aliado as formas atuais de produção que deverão causar mudanças favoráveis ao consumo sustentável.
O consumo sustentável consiste em um conjunto de práticas relacionadas à aquisição de produtos e serviços que tem como objetivo a diminuição e/ou eliminação destes aos impactos ao meio ambiente. Estas práticas positivas preservam os recursos naturais e mantém o equilíbrio ecológico do nosso planeta e estão diretamente relacionadas ao incentivo da reciclagem, diminuição da poluição e eliminação do desperdício.

Algumas práticas de consumo sustentável:
- Realizar a reciclagem do lixo a ser descartado (papéis, plásticos, vidros e outros);
- Transformar resíduos orgânicos em adubo (compostagem);
- Reduzir o consumo de energia; fechar as torneiras aos ensaboar as mãos, tomar banhos rápidos, apagar as luzes ao sair dos ambientes (casa, escola, trabalho), optar por aparelhos de baixo consumo de energia;
- Utilizar sacolas ecológicas (retornáveis), não utilizar as sacolas plásticas oferecidas;
- Fazer uso de papéis recicláveis e diminuir a impressão de documentos;
- Substituir o uso de transporte individual por coletivos ou bicicleta. Outra solução é optar por carros híbridos;
- Não descartar óleo de frituras na pia da cozinha;
- Sempre que possível optar pelo consumo de frutas, verduras e legumes orgânicos;
- Comprar móveis de madeira certificada;
- Utilizar lâmpadas eletrônicas ou LED, pois consomem menos energia elétrica do que as incandescentes.
Vale ressaltar, que os maiores obstáculos para o exercício do consumo sustentável são os preços, já que estes produtos são mais caros e mercados como o Brasil ainda não possuem poder aquisitivo para realizar esta nova forma de consumo, além disso, não é possível ter uma sociedade subdesenvolvida ou em desenvolvimento consumindo produtos com preços acima do mercado.

Outros aspectos a serem levados em consideração: a postura das empresas em relação a temas ambientais e suas ações sustentáveis; processos de produção; compra de matéria-prima; mão-de-obra estrangeira; como a empresa lida com o descarte de seus produtos, visto que o consumo sustentável inicia-se desde sua matéria-prima até a apresentação do produto ao mercado financeiro.

Referências Bibliográficas:
http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/consumo_sustentavel.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Consumo_sustent%C3%A1vel
http://www.terrazul.m2014.net/spip.php?article151


Equipe de Fonoaudiologia da EEFMT Professora Dagmar Ribas Trindade
Fga. Daniela Ignácio Pacheco CRFa. 15.845
Fga. Natalia Moribe Hataiama CRFa. 17.016

Nenhum comentário: