terça-feira, 27 de março de 2012

Nossas matérias


Gravidez na Adolescência

A gravidez precoce é considerada como um problema mundial de saúde pública. Por estarem na adolescência estas mães ainda estão em processo de transformação física e emocional.
Estas precoces mães estão passando por mudanças em seus corpos que em muitos casos não estão preparados para gestação, correndo riscos biológicos para elas e para a criança, principalmente quando o pré-natal é insatisfatório, considerando que a adolescente costuma esconder a gravidez durante algum tempo, atrasando este acompanhamento médico que é fundamental desde o início da gestação.
Quanto aos fatores emocionais, esta gestação precoce gera medo e angústia, pela responsabilidade que está envolvida em ser mãe, e pelas dúvidas quanto ao futuro, já que nestes casos é comum o abandono dos estudos durante a gestação, ou após o nascimento da criança, trazendo consequências gravíssimas para o seu futuro profissional.
O fator econômico também deve ser levado em consideração, visto que o pai adolescente precisa trabalhar para sustentar a criança que irá chegar, atrapalhando também seus estudos.
Neste momento é fundamental a aceitação e o apoio enquanto estas mudanças estão ocorrendo, por parte do companheiro, dos familiares, dos amigos e principalmente pelos pais.
A gravidez entre adolescentes deve ser encarada como um problema não apenas médico, mas de toda a sociedade. É importante a participação da família, serviços médicos e instituições, no combate à gravidez precoce. 
A informação é a maior ferramenta que temos para preparar os adolescentes, alertando não somente sobre gravidez precoce, mas também sobre as doenças sexualmente transmissíveis.

Equipe de Fonoaudiologia ITB Profº Antonio Arantes Filho
Paula Santos Bonaldi (CRFa 15816)

Nenhum comentário: